Topo

Super Duster do Gagliasso: SUV é modificado para aguentar de lama a criança

Duster de Bruno Gagliasso faz parte de contrato publicitário, mas ator fez modificações por escolha própria, segundo Renault - Reprodução
Duster de Bruno Gagliasso faz parte de contrato publicitário, mas ator fez modificações por escolha própria, segundo Renault Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/10/2021 04h00Atualizada em 13/10/2021 12h18

Bruno Gagliasso pretende se mudar com a família para o rancho que ele e Giovanna Ewbank, sua mulher, estão construindo em Paraíba do Sul, município do Rio de Janeiro a cerca de 140 km da capital fluminense.

Para curtir a natureza da região, repleta de estradas de terra que incluem a travessia de rios, e para também rodar tranquilamente no asfalto, o casal encomendou uma série de modificações em um Duster.

A escolha não foi coincidência: Gagliasso é embaixador da Renault e, segundo a montadora, "o veículo faz parte do contrato publicitário" dele com a marca francesa. A empresa acrescenta que a "customização realizada no veículo foi uma opção do ator".

Motor não mudou, apenas recebeu nova programação na ECU para mais agilidade nas arrancadas - Reprodução - Reprodução
Motor não mudou, apenas recebeu nova programação na ECU para mais agilidade nas arrancadas
Imagem: Reprodução

Pronto desde o ano passado, o "super Duster" é da versão equipada com motor 2.0 e tração 4x4 - configuração que deixou de ser oferecida na atual geração do utilitário esportivo, lançada em março do ano passado e hoje vendida apenas com tração dianteira e propulsor 1.6 flex - o câmbio pode ser manual ou CVT.

As alterações no modelo original foram feitas pela oficina Martelinho de Ouro Barra, que conta os detalhes em vídeo do Youtube, no qual também é feita a entrega do SUV ao cliente famoso na cidade do Rio de Janeiro.

Na gravação, Gagliasso, que tem três filhos com Giovanna, explica o motivo de ter encomendado a customização.

Rodas de alumínio foram trocadas por unidades de aço com pintura cinza; pneus são todo-terreno - Divulgação - Divulgação
Rodas de alumínio foram trocadas por unidades de aço com pintura cinza; pneus são todo-terreno
Imagem: Divulgação

"Estou construindo um rancho e preciso de um carro invocado que aguente lama, rio, chuva, areia, grama, cachorro e, principalmente, criança", diz o artista. Embora o vídeo da entrega seja de setembro de 2020, a oficina diz que Bruno tem o carro até hoje, ao ser questionada por UOL Carros.

Neste ano, de fato, Gagliasso nem teve como curtir muito o rancho, ainda em obras, nem o veículo, pois passou quase sete meses na Europa atuando para a série "Santo", da Netflix - cujas gravações atualmente acontecem em Salvador (BA). A estreia está prevista para 2022.

O que mudou no Renault Duster de Gagliasso

Faróis e LEDs auxiliares com detalhes na cor vermelha dão pinta de carro-conceito ao Duster 4x4 - Reprodução - Reprodução
Faróis e LEDs auxiliares com detalhes na cor vermelha dão pinta de carro-conceito ao Duster 4x4
Imagem: Reprodução

As mudanças não foram radicais, embora suficientes para dar outra cara ao Duster e deixá-lo mais apto para rodar fora de vias asfaltadas.

Para começar, as rodas originais de liga leve foram substituídas por unidades de aço estampado mais "brutas", que exibem pintura cinza fosca e tampa central na cor vermelha - por sua vez, foram instalados pneus todo-terreno da BF Goodrich.

A fim de transpor rios sem risco do temido calço hidráulico, que acontece quando o motor aspira água em vez de ar, o Duster também recebeu um snorkel, que eleva a admissão para a altura do teto.

Gagliasso com a família no rancho; Ewbank aparece ainda grávida de Zyan, o filho mais novo do casal - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gagliasso com a família no rancho; Ewbank aparece ainda grávida de Zyan, o filho mais novo do casal
Imagem: Reprodução/Instagram

Por falar no teto, ele ganhou um bagageiro e iluminação adicional, que inclui uma barra de LEDs e quatro faróis auxiliares com a mesma tecnologia, somados a outros dois, instalados no para-choque. Tudo para encarar viagens noturnas com mais segurança na área rural de Paraíba do Sul, próxima à divisa com Minas Gerais.

A personalização é complementada com detalhes na cor vermelha dentro dos faróis principais - a mesma tonalidade está presente na moldura dos projetores de LEDs no para-choque e também na parte central do teto.

Além disso, a ECU do motor recebeu nova programação para aumentar a resposta do acelerador em arrancadas, que inclui modo "vallet" - que restringe as rotações a 3.000 giros. Essas e outras funções podem ser controladas por um aplicativo de celular.

Para completar, o escapamento ganhou uma ponteira cromada de maior diâmetro e um válvula que aumenta o ronco do veículo, acionada por meio de um controle remoto.

Rancho da família de Bruno Gagliasso recebeu placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rancho da família de Bruno Gagliasso recebeu placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica
Imagem: Reprodução/Instagram

Como Bruno Gagliasso disse há alguns meses no Instagram, agora só falta convencer a mulher para a família se mudar de vez para o rancho - provavelmente, a bordo do Duster.

"A minha ideia é se mudar para o rancho da montanha, é um lugar que tenho muito carinho. Amo aquele lugar. Só preciso convencer a Giovanna. Tem um trabalho ainda em cima, né, Gio? Aliás, preciso convencer ela a um monte de coisa. A ter filho ano que vem".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.