Topo

Limolux? Toyota Hilux ganha adaptação e vira limusine de 6 portas

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/10/2021 04h00

Transformar carros em limusines já virou algo comum, especialmente sedãs e, mais recentemente, SUVs. Mas parece que a genialidade de pequenos construtores não para por aí, visto que até a Toyota Hilux foi adaptado para esse fim.

O modelo do vídeo foi produzido por uma oficina chamada Alvaro Car S.A., que fica em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e que faz fronteira com a cidade Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul (MS).

A facilidade em produzir uma limusine em cima de uma picape está no modelo de construção: a picape usa carroceria sobre chassi, ou longarinas, o que facilita esticar a estrutura do carro.

Sua parte mais complicada é esticar a carroceria do modelo e criar reforços estruturais por dentro, escondidos sob o revestimento da picape e prolongar o eixo cardã, com novos pontos de apoio entre o diferencial traseiro e trem de força na frente do veículo.

O modelo do vídeo é da geração antiga da picape da Toyota, que é feita na Argentina para os mercados da América Latina, mas no post ao final dessa matéria é possível ver um exemplar da nova geração (pré-facelift).

Picape limusine da Toyota Hilux - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ásia também tem Hilux de 6 portas

Além da empresa no Paraguai que constrói o modelo com seis portas, há outra na Tailândia que oferece a mesma modificação para o mercado asiático e Oriente Médio.

Por lá, o modelo inclusive conta com um adesivo na parte inferior das portas dianteiras, deixando claro que é uma "Toyota Limusine", além de grafismos adesivados na cabine.

Picape limusine da Toyota Hilux - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um vídeo na internet mostra um exemplar pós-reestilização modificado para a versão de seis lugares. No vídeo, é possível ver que a parte frontal interior do modelo não sofreu modificações de acabamento ou posicionamento, exceto pelo fato de que lá o volante é na mão inglesa.

As informações mecânicas são parcas, mas a Toyota Hilux é oferecida nesses mercados com o mesmo conjunto nacional: o motor quatro cilindros, 2,8 litros, turbodiesel de 204 cv e 50.9 mkgf com câmbio automático de 6 marchas ou 42,8 mkgf com câmbio manual também de 6 marchas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.