Topo

BattMan? Conheça o "novo herói" que ajudará baterias de carros da Volks

Battery Monitoring Analysis Necessity da Volkswagen - Divulgação
Battery Monitoring Analysis Necessity da Volkswagen Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

01/10/2021 11h26

A Volkswagen divulgou uma nova criação interessante. Chamado de "BattMan" (na sigla Battery Monitoring Analysis Necessity, ou 'necessidade de análise e monitoramento de bateria') em trocadilho com o nome do herói dos quadrinhos e cinema, este sistema é usado para verificar de maneira rápida saúde e vida útil de baterias automotivas.

O software foi inicialmente criado pela Audi para diagnosticar as baterias utilizadas pelo modelo e-tron e agora é reaproveitado. Ele será usado por especialistas da Volkswagen em sua primeira fábrica de reciclagem de baterias, em Salzgitter, Alemanha.

Para usar o sistema, especialistas conectam um dispositivo com o software, que pode detectar possíveis erros, capacidade, temperatura, resistência de isolamento e voltagem das células.

Sendo capaz de fazer essa aferição, a montadora pode decidir o que fazer com uma bateria. Ela pode ser reutilizada para outro veículo se estiver em bom estado. Porém, se não estiver boa o bastante, ela poderá ser recondicionada e enviada para uso em outro local, como uma empilhadeira ou um robô de carregamento móvel.

Se o estado for ruim, a bateria pode apenas ser reciclada - com materiais como lítio, níquel, manganês, cobalto e grafite podendo ser extraídos e usados em baterias novamente.

"Materiais reciclados das baterias são tão eficazes quanto os novos", disse Frank Blome, chefe de célula de bateria e sistemas de bateria do Volkswagen Group Components.

"Esses materiais reciclados serão usados para abastecer nossas atividades de produção de células no futuro."

Axel Vanden Branden, engenheiro de qualidade da Audi, disse: "temos este sistema de semáforo que indica o status célula por célula - verde significa que a célula está em boas condições, amarelo significa que requer uma inspeção mais detalhada e vermelho significa que a célula está fora de serviço."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.