PUBLICIDADE
Topo

Volkswagen Nivus se torna 1º carro adquirido com bitcoin na Argentina

VW Nivus - Murilo Góes/UOL
VW Nivus Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/08/2021 14h31

Dono de várias concessionárias na Argentina, o Grupo Dietrich anunciou que vendeu o primeiro veículo do país aceitando bitcoin como pagamento. O modelo foi um Volkswagen Nivus, e a transação foi utilizando o câmbio de US$ 40 mil pela criptomoeda.

O carro custa na Argentina 3,87 milhões de pesos, o que equivale a US$ 38.700. Desta maneira, custava menos que um bitcoin, fazendo com que fossem pagos pelo modelo 94,5 milhões de satoshis - unidade mínima de medida do bitcoin. Cada bitcoin é composto por 100 milhões de satoshis.

"Os argentinos vêm incorporando essa modalidade. E para nos abrirmos a diferentes tipos de clientes, adicionamos a opção de compra de veículos com criptomoedas", revela Sebastián Polo, gerente comercial do Grupo Dietrich.

A empresa fez uma aliança estratégica com a Bithan, startup de criptomoeda cofundada pelo argentino Alberto Veja.

Portanto, o comprador acerta as condições do carro em pesos - as mesmas de uma venda com outro meio de pagamento - para depois transferir a quantia correspondente em bitcoin. De acordo com Polo, todo o procedimento pode ser feito tanto online quanto na concessionária.

"Lá, enviamos a você um link de pagamento que ficará habilitado por 15 minutos para reduzir a volatilidade do bitcoin. E através da crypto wallet, você pode fazer o pagamento", falou.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.