Topo

Ferrari super rara será destruída para construir carro que marca rejeitou

Ferrari 360 Challenge Stradale em perfeitas condições será doadora de peças para criar versão conversível que fabricante nunca quis lançar do supercarro dos anos 2000 - Arquivo pessoal
Ferrari 360 Challenge Stradale em perfeitas condições será doadora de peças para criar versão conversível que fabricante nunca quis lançar do supercarro dos anos 2000
Imagem: Arquivo pessoal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/06/2021 04h00

Quando se trata de Ferrari, muitos proprietários são avessos a customizações e preferem manter seus carros originais. Essa preferência fica mais evidente quando se trata de modelos com baixa quantidade de unidades produzidas.

Imagine a reação desses puristas ao saber que uma Ferrari bastante rara, com menos exemplares fabricados do que a cultuada F40, está em processo de desmontagem para dar origem a um carro que a marca italiana nunca quis lançar.

Este é o caso de uma 360 Challenge Stradale 2004 prata, um dos primeiros carros de corrida da Ferrari adaptados na fábrica para rodar em vias públicas. Mesmo em perfeitas condições, o cupê se tornou doador de peças para uma conversível 360 Spider.

Scott Chivers já começou a desmontar carrão para remover peças e instalar em uma 360 Spider 'comum' - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Scott Chivers já começou a desmontar carrão para remover peças e instalar em uma 360 Spider 'comum'
Imagem: Arquivo pessoal

A ideia é fabricar a única Challenge Stradale com teto retrátil "legítima", feita 100% com peças originais - a marca italiana só produziu esse modelo, que é cerca de 100 kg mais leve do que a 360 Modena, com teto fixo. A Stradale teve apenas 1.288 unidades fabricadas, contra pouco mais do que 1.300 da F40.

Essa missão está com o youtuber britânico Scott Chivers, o "Caçador de Ferraris", especializado em garimpar carros usados da marca por barganhas e repará-los na garagem de casa.

Dessa vez, o dono do canal Ratarossa explica que a 360 Challenge Stradale Spider nunca lançada pela Ferrari foi encomendada por um amigo colecionador, que tem mais de uma Stradale cupê e cedeu o veículo prata para o projeto. O "cliente", que prefere permanecer anônimo, também vai bancar a 360 Spider a ser transformada.

Heresia ou ousadia?

360 Spider 'normal' vai receber peças ultraleves para se transformar na única Challenge Stradale conversível - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
360 Spider 'normal' vai receber peças ultraleves para se transformar na única Challenge Stradale conversível
Imagem: Arquivo pessoal

Chivers explica que todas as peças diferenciadas do veículo doador serão transferidas para a Spider.

"Vou remover cada item diferente, incluindo motor, transmissão, sistema de escapamento, acabamento interno, freios de carbono-cerâmica e suspensões com molas de titânio e transferi-los para a Ferrari com capota retrátil", explica o youtuber em conversa com a reportagem de UOL Carros.

Segundo ele, a Challenge Stradale foi a primeira edição especial com baixo peso da Ferrari inspirada em um carro de competição, criando uma linhagem cuja representante moderna é a 488 Pista. Por alguma razão, a pioneira é a única que não recebeu uma variante conversível.

360 Challenge Stradale já está passando por desmontagem; carro doador é a alternativa mais barata - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
360 Challenge Stradale já está passando por desmontagem; carro doador é a alternativa mais barata
Imagem: Arquivo pessoal

O próprio caçador tem uma Stradale preta cupê, que na verdade foi criada por ele a partir de uma 360 Modena "comum".

Scott explica que o projeto não irá se resumir à transferência de peças e haverá algum nível de customização.

"Vamos criar alguns itens, como painéis de fibra de carbono no compartimento do motor, no mesmo padrão utilizado na versão cupê, porém adaptados à carroceria conversível. A pintura externa, provavelmente, será a vermelha 'Rosso Scuderia', com faixa para combinar com as Stradale cupê que meu amigo já possui".

Para os que criticam o projeto, especialmente no que se refere a "destruir" um veículo raro e perfeito, Chivers explica que essa foi a alternativa possível, já que comprar as peças separadamente seria inviável devido aos preços elevadíssimos.

Até o motor 3.6 V8 de 431 cv será retirado do cupê para posterior 'transplante' na conversível 360 Spider - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Até o motor 3.6 V8 de 431 cv será retirado do cupê para posterior 'transplante' na conversível 360 Spider
Imagem: Arquivo pessoal

"Uma Challenge Stradale custa cerca de 140 mil euros [aproximadamente R$ 820 mil] e só o par de espelhos de fibra de carbono sai por 10% do valor do carro. Os preços dos itens individualmente são astronômicos. A ideia original era usar um carro batido para tirar os componentes, mas nenhum apareceu em mais de dois anos".

De acordo com o inglês, que mora em Londres, caso todos os itens necessários para transformar uma 360 Spider em uma Challenger Stradale Spider fossem comprados um a um, o custo chegaria a 200 mil libras (R$ 1,4 milhão).

"O carro doador será a saída mais barata", conclui, sem se abalar com as críticas. Chivers vai comprar os componentes que restarem para fazer outro projeto, que ainda é segredo.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.