Topo

'Batman' fica a pé e faz vaquinha por GNV e ar-condicionado no seu Opalão

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

30/05/2021 04h00Atualizada em 30/05/2021 12h55

Inspirado no famoso personagem dos filmes e dos quadrinhos, o professor de educação física Marcelo Miranda Moraes, de 47 anos, é conhecido como "Batman". O apelido vem do carro com o qual costuma circular em Cariacica (ES).

Caracterizado com roupa, mascará e capa preta, mesmo sob forte sol, Moraes participa com seu "Batmóvel" de eventos do projeto beneficente "Super Amigos Solidários".

A bordo de um Chevrolet Opala 1989 caracterizado como o veículo do Homem Morcego, ele e sete amigos, todos caracterizados como super-heróis, fazem, semanalmente, visitas a hospitais onde estão internadas crianças com câncer. Também visitam abrigos que acolhem menores de idade e comunidades carentes por meio de projetos sociais na cidade, que tem 380 mil habitantes e fica na Região Metropolitana de Vitória (ES).

Por onde passa, o grupo chama a atenção. O Batmóvel atrai os olhares dos pequenos e também de adultos.

Como é o Batmóvel de Cariacica

A transformação do antigo Opala em Batmóvel, com direito a luzes coloridas e asas, aconteceu há quatro anos, conta.

O logo do super-herói está estampado nas laterais, no capô e no vidro traseiro. O interior do veículo também é personalizado com o logotipo do famoso herói.

"Tive a ideia de fazer o Batmóvel para ajudar no projeto e auxiliar a nossa locomoção para os locais que visitamos. Conversando com amigos, descobri uma pessoa que estava vendendo um Opala por R$ 6 mil, dividido em seis vezes. Não tínhamos dinheiro, mas começamos a fazer campanhas, rifas e buscar doações com comerciantes da cidade até que conseguimos arrecadar todo o valor", relembra Marcelo.

Opala 'Batmóvel' visita crianças em hospitais - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

Após a compra do opala, em 2016, o grupo demorou um ano para conseguir fazer a caracterização do veículo e deixar o Batmóvel pronto para rodar.

Desde então, o carro nunca passou por manutenção, mas sempre esteve firme e forte para levar os super-heróis até as crianças nos hospitais - mesmo apresentando alguns problemas mecânicos, que fizeram com que Marcelo ficasse temporariamente a pé.

Agora, depois de muitos quilômetros rodados, ele criou uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar recursos para a reforma do Opala, que ainda preserva o motor de quatro cilindros original.

Opala 'Batmóvel' visita crianças em hospitais - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

O objetivo é arrecadar cerca de R$ 15 mil e, assim, reformar o veículo. Segundo Moraes, o veículo já levou alegria para mais de 30 mil crianças e atendeu aproximadamente 20 mil famílias capixabas com entregas de alimentos e roupas.

"O carro está bastante rodado e precisando de manutenção. Meu maior sonho é conseguir colocar ar-condicionado, porque as fantasias são muito quentes, e também um kit de GNV, porque o custo para abastecer com gasolina é bem alto", explica o educador físico.

Além disso, ele pretende refazer a pintura do Batmóvel.

"Se conseguirmos melhorar o estofamento também será muito bom, já que muitas crianças gostam de entrar no carro e têm esse sonho de andar no Batmóvel", acrescenta.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.