Topo

Barraco elétrico: Salão de Xangai tem protesto contra a Tesla

Segundo a chinesa, freios do seu Model 3 falharam, causando acidente sério; fabricante diz que todos os sistemas do carro estavam funcionando - Reprodução
Segundo a chinesa, freios do seu Model 3 falharam, causando acidente sério; fabricante diz que todos os sistemas do carro estavam funcionando Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

do UOL, em São Paulo

19/04/2021 13h58

O Salão de Xangai trouxe várias novidades, mas sem dúvida um dos estandes mais movimentados no início do evento foi o da Tesla. E não pelos carros elétricos da fabricante, mas por conta de um evento bastante inusitado.

Tratou-se de um protesto feito por uma mulher originária da província de Honã, no centro da China, que alegou que o seu Tesla Model 3 teve uma falha nos freios. O problema resultou em um acidente que, segundo ela, quase resultou na morte de toda a sua família.

No protesto, ela subiu em um Model 3 exposto no evento e mostrou um cartaz, que mostrava a frase "Freios perderam o controle".

Logo em seguida, ela foi cercada por seguranças que, com guarda-chuvas, tentavam impedir que a mensagem fosse vista pelos demais presentes. Isso não impediu a mulher de se livrar deles enquanto gritava "o freio do Tesla perdeu o controle", até que ela acabou sendo retirada de cima do carro e carregada para fora do local.

Segundo a Tesla, a reclamação da chinesa já era de conhecimento e a empresa tentou tomar uma série de medidas após negociações, mas ela insistiu em devolver o carro enquanto se recusava a submete-lo a uma análise independente.

Ainda segundo a fabricante, os dados do veículo mostram que, na ocasião do acidente, o carro viajava a cerca de 120 km/h e os freios e outros sistemas de segurança funcionaram corretamente.