Topo

Onde está frota de 1 milhão de robotaxis prometida por Elon Musk para 2020

Frota do Tesla Model S - Divulgação
Frota do Tesla Model S Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/12/2020 16h30

Há pouco mais de um ano, o CEO da Tesla, Elon Musk, havia prometido ter uma frota de 1 milhão de robotaxis, como relembra o site The Drive.

A ideia engenhosa consiste em fazer passageiros poderem ligar para um carro em suas proximidades, com o proprietário do táxi podendo especificar blocos de tempo e dias nos quais seu carro estaria disponível, planejando assim seu próprio horário de uso.

Aí, teoricamente, o dono do veículo poderia ficar em casa enquanto mandava seu carro para o trabalho. Desta forma, motoristas não dariam mais carona a estranhos.

"No ano que vem, com certeza, teremos mais de um milhão de robotaxis nas ruas", disse Musk em 21 de outubro de 2019. "Esta frota acorda com uma atualização remota. Isso é tudo o que precisamos."

Entretanto o projeto, ao menos por enquanto, não passou das palavras de Musk. Nem estradas e nem a tecnologia da Tesla estão preparadas para uma implantação de veículos com automação nível 5.

E esse tipo de promessa não é novidade para a Tesla. Musk já afirmou que um dos modelos da empresa faria viagem em um veículo autônomo nível 5 pelos Estados Unidos no fim de 2017 - algo que ainda não ocorreu.