Topo

Alerta vermelho: 5 sinais de que seu carro pode estar prestes a pegar fogo

O incêndio de um automóvel geralmente é precedido por sinais de que algo não vai bem; não os ignore e busque um mecânico antes de o pior aconteceu - Leo Caobelli/Folhapress
O incêndio de um automóvel geralmente é precedido por sinais de que algo não vai bem; não os ignore e busque um mecânico antes de o pior aconteceu
Imagem: Leo Caobelli/Folhapress

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/11/2020 04h00

O incêndio é provavelmente o problema mais grave que pode acontecer em um veículo, com elevada ocorrência de perda total e alto risco de ferimentos graves e até fatais.

Conforme especialistas consultados por UOL Carros, para um carro pegar fogo é necessária a combinação de calor ou faísca com óleo lubrificante ou combustível.

"Dificilmente a causa do incêndio é a repentina. Em geral, há problemas que vão se agravando até que surge a condição ideal para o fogo começar e se alastrar", alerta João Irineu Medeiros, diretor de segurança veicular da AEA.

Portanto, o automóvel costuma dar sinais de que algo está errado antes do pior acontecer.

Selecionamos cinco alertas de que o seu carro pode estar prestes a se incendiar, com base em informações de Medeiros e de Erwin Franieck, mentor de tecnologia e inovação em engenharia avançada da SAE Brasil.

Aproveite e leia aqui os cuidados específicos para automóveis a GNV.

1- Cheiro de combustível

mau cheiro, fedor - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Sentiu cheiro de combustível? Leve o automóvel o quanto antes para uma revisão
Imagem: Getty Images/iStockphoto

João Irineu Medeiros destaca que, em carros injetados, o odor de combustível é forte indício de que há algum vazamento do líquido. Caso entre em contato com superfícies quentes, como o escapamento e, especialmente, o catalisador, que pode atingir temperaturas de 800º C, a chance de fogo surgir é extremamente alta.

O colega Erwin Franieck complementa:

"Os critérios de crash test reprovam projetos em que estes vazamentos ocorrem. Porém, ainda assim podem aparecer problemas de vedação, perceptíveis pelo odor do combustível, principalmente", destaca o engenheiro.

Nessa situação, ambos recomendam procurar uma oficina de confiança o quanto antes para verificar o problema.

2 - Manchas de vazamento sob o carro

Troca de óleo lubrificante do motor do carro - Momento Vox - Momento Vox
Muitas vezes ignorada, mancha de óleo sob veículo é sinal de risco de incêndio; não ignore
Imagem: Momento Vox

Além do cheiro, há indicadores visuais de risco de incêndio. O mais óbvio é o acúmulo de óleo ou combustível embaixo do veículo sempre que ele permanece estacionado.

Este é um sinal de que há vazamento em um ou mais pontos embaixo do capô.

A orientação dos especialistas é checar regularmente a condição dos dutos de fluidos em geral, especialmente os de combustível, bem como do cárter e de todo o sistema de lubrificação do motor.

"Vazamento de óleo motor, que se percebe por meio marcas no chão após estacionar o veículo, é sinal importante de que o risco de um incêndio é alto", ensina Franieck.

3 - Problemas elétricos

Luzes no painel: carga de bateria - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Carga baixa da bateria é indicativo de possível fuga de carga e pane elétrica; verifique o quanto antes
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Problemas elétricos também podem causar incêndio. Dependendo do caso, nem precisa haver contato com óleo ou combustível: um curto-circuito sozinho é capaz de deixar o automóvel em chamas.

"Cheiro de queimado é indício de curto no sistema elétrico. Quando o problema acontece, a luz espia do sistema de auto diagnóstico, conhecida como 'luz da injeção', costuma acender. Também fique atento à luz de carga baixa da bateria", orienta Medeiros.

O curto-circuito, explica, pode ser causado por fios desencapados e também pela instalação de acessórios e equipamentos não especificados para determinado veículo.

"Componentes não homologados pela montadora podem sobrecarregar o sistema e gerar curto, faíscas e até derreter fios. Além disso, há risco de um ou mais cabos ser rompido ou desencapado em contato com alguma chapa metálica, devido a instalação incorreta", destaca João Irineu.

Medeiros também aponta a necessidade de estar atento a ruídos provenientes do cofre do motor - que podem sinalizar alguma peça metálica solta, capaz de danificar fios elétricos.

Franieck, por sua vez, salienta que acessórios incompatíveis com o projeto do carro trazem como efeito mais óbvio a redução da vida útil da bateria, que passa a reter cada vez menos carga e pode "arriar".

Contudo, antes de ela pifar de vez, há outras consequências.

"Ao reter menos carga, a bateria fornece menos tensão e sobrecarrega o alternador e a respectiva correia. Também ocorre maior variação de tensão no sistema. Isso eleva a incidência de pane elétrica, acompanhada por danos a uma série de componentes, bem como risco de incêndio", alerta o engenheiro da SAE Brasil.

4 - Uso de combustível adulterado

Teste Combustível fiscal ANP - ANP/Divulgação - ANP/Divulgação
Fiscal da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) testa qualidade de gasolina
Imagem: ANP/Divulgação

Abastecer com combustível adulterado pode trazer danos ao motor e outros componentes.

Um dos mais graves é a pré-ignição, também conhecida como "batida de pino", que é a combustão irregular - manifestada por meio de ruídos metálicos.

"Combustível fora da especificação, com baixa octanagem, pode causar pré-ignição e quebrar uma série de componentes, gerando temperaturas muito elevadas dentro do propulsor", afirma Medeiros.

A consequência mais grave é o altíssimo calor derreter peças e romper o bloco do motor.

Uma vez rompido, a chance de vazar óleo e combustíveis sobre superfícies quentes é grande, bem como o risco de incêndio.

5 - Problemas no arrefecimento

É preciso checar possíveis vazamentos e o estado das mangueiras e abraçadeiras do radiador. - lmeida Rocha/Folhapress - lmeida Rocha/Folhapress
Mantenha o radiador e o sistema de arrefecimento em dia para o motor não 'ferver' e fundir
Imagem: lmeida Rocha/Folhapress

A falta de líquido de arrefecimento, seja por simples desleixo ou vazamento não detectado, eleva a temperatura de trabalho do motor para além do especificado - elevando o risco de o mesmo fundir.

Novamente, o calor excessivo é capaz de levar à quebra do bloco, trazendo as consequências descritas no item anterior.

"Fique atento à temperatura do líquido de arrefecimento. No caso de ocorrer um vazamento desse líquido, o indicador no painel deixa de mostrar a temperatura excessiva e você pode ter um motor fundindo. Se chegar ao ponto de travar, pode quebrar o bloco, vazar óleo e combustível e iniciar um incêndio muito rapidamente", esclarece Erwin Franieck.

Portanto, antes que o pior aconteça, não descuide das revisões e verifique a condição do radiador e de todo o sistema de arrefecimento regularmente.