"Recorde" de 532 km/h do SSC Tuatara pode ter sido de apenas 360 km/h
Toda a polêmica envolvendo o suposto recorde de velocidade do SSC Tuatara, que de acordo com dados revelados pela fabricante chegou a 532 km/h (508,73 km/h de média em três tentativas) em uma estrada fechada perto de Las Vegas no dia 10 do último mês, vai ganhando novos capítulos. Análises especificas e mais profundas vão colocando cada vez mais interrogações sobre a tentativa de recorde da SSC.
Agora, o canal de YouTube Engineering Explained fez as contas com todos os dados disponíveis e divulgados pela SSC sobre as três tentativas que fizeram. E a conclusão foi que o Tuatara não chegou nem perto da velocidade anunciada.
Na verdade, um possível erro de correlação nos sistemas de GPS utilizados teria feito o modelo chegar a apenas 360 km/h em sua tentativa mais veloz. Isso significaria que o modelo não tem a menor chance não só de manter o recorde, como de bater o recorde do Bugatti Chiron, de 490,4 km/h, e o recorde de veículos de produção do Koenigsegg Agera RS, de 458 km/h.
No entanto, a marca ainda insiste em afirmar que o modelo pode ultrapassar os 500 km/h. Fundador da SSC, Jerod Shelby já disse que irá agendar mais uma tentativa de recorde, e com mais de uma empresa de GPS fornecendo dados do modelo para assegurar a marca.
Fato é que a empresa austríaca Dewetron - que havia sido divulgada como validadora do recorde - disse que não esteve envolvida na medição de velocidade no teste, tendo apenas vendido seus equipamentos.
Confira o vídeo da Engineering Explained (em inglês):
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