Topo

Volkswagen firma parceria com governo grego para fazer "ilha de elétricos"

Visão de futuro da VW da ilha grega de Astypalea - Divulgação
Visão de futuro da VW da ilha grega de Astypalea Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

05/11/2020 10h28

A pequena ilha de Astypalea, na Grécia, servirá como modelo de para serviços de mobilidade elétrica e conectada em uma parceria entre o governo local e o Grupo Volkswagen. Um acordo entre a montadora alemã e o país verá os 1.500 veículos com motor a combustão na ilha sendo substituídos por cerca de 1.000 veículos elétricos com o lançamento também de um serviço de viagens compartilhadas.

A ilha tem cerca de 1.300 habitantes, mas é visitada todos os anos por aproximadamente 72 mil turistas. Com a rede de ônibus limitada, o serviço de aluguel de veículos da ilha será transformado em um serviço de compartilhamento de veículos no qual serão oferecidas e-scooters, e-bikes e carros elétricos.

Para estabelecer infraestrutura, o Grupo VW afirmou que vai instalar cerca de 230 pontos de carregamento privados e públicos por toda a ilha. A energia necessária para o abastecimento será gerada exclusivamente por fontes renováveis de energia.

"Política, negócios e sociedade têm a responsabilidade comum de limitar as mudanças climáticas", disse Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.

"Nosso objetivo de longo prazo é uma mobilidade neutra para o clima e para todos. E com o projeto Astypalea iremos explorar como realizar essa visão já hoje. A mobilidade eletrônica e a mobilidade inteligente irão melhorar a qualidade de vida, ao mesmo tempo que contribuem para um futuro neutro em carbono."

Konstantinos Fragogiannis, vice-ministro grego de negócios estrangeiros, falou: "hoje é um grande dia para Astypalea, a região do Dodecaneso, o Mar Egeu e toda a Grécia".

"Hoje estamos lançando o primeiro projeto ´Smart Green Island` em nosso país, o que marca uma grande mudança em nossa visão. O transporte elétrico e um plano de ação verde e sustentável terão um impacto positivo na vida cotidiana dos habitantes da ilha. Combinado com um sistema de transporte público pioneiro, estamos transformando ideias futuristas em realidade."