Topo

Tela touchscreen de carro é três vezes mais suja que privada, diz estudo

Tesla Model S - Divulgação
Tesla Model S Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

31/08/2020 12h34

A publicação Compare the Market - site de comparação de seguros no Reino Unido - conduziu um estudo que descobriu as cinco superfícies mais sujas do interior de um carro. Para isso, foram utilizados dez automóveis - entre eles carros de família, veículos de luxo e vans de trabalho.

A publicação usou cotonetes e sistemas de computação para determinar unidade de luz relativa (RLU) e comparar à quantidade de trifosfato de adenosina (ATP). Basicamente, quanto mais suja a área, mais ATP e mais RLU. As aferições foram feitas em todos os carros nas superfícies do câmbio, alavancas de seta, volante, cinto de segurança, assento do motorista, maçaneta interna da porta, para-brisa, aparelho de som/tela de toque e espelho retrovisor.

Para comparação, o estudo também aferiu os dados de sujeira do assento de um vaso sanitário em um prédio de escritórios.

A área mais suja dos carros foi o som/touchscreen, ficando com 371% de RLU a mais que o vaso sanitário. O segundo lugar ficou com o câmbio, com 331% de RLU a mais. Em terceiro lugar ficaram as setas, e em quarto e quinto o volante e o freio de mão.

Ainda de acordo com o estudo, o interior de um carro de família pode estar até duas vezes mais sujo que o de uma Ford F-150 de trabalho.