Topo

Luz da injeção acesa pode indicar combustível batizado; veja outras falhas

É natural ficar confuso quando a luz da injeção acende, pois pode indicar uma série de problemas - Vitor Matsubara/UOL
É natural ficar confuso quando a luz da injeção acende, pois pode indicar uma série de problemas Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/08/2020 04h00

Muitos não sabem o que fazer quando a luz amarela com desenho que lembra uma torneira acende no painel.

Esse alerta, na verdade, é referente ao sistema de injeção eletrônica de combustível e pode indicar defeito em uma grande variedade de componentes.

De acordo com Everton Lopes, mentor de tecnologia e inovação em energia a combustão da SAE Brasil, a primeira orientação é desligar o motor e dar a partida em seguida.

Caso a luz se apague, é sinal de leitura incorreta de algum sensor, já corrigida pela ECU (central eletrônica).

Se ela permanecer acesa, a orientação é levar o carro a um mecânico de confiança assim que for possível - sobretudo se o alerta vier acompanhado de perda de desempenho, falha na aceleração, aumento no consumo ou outro sintoma mais grave.

Por meio de um "scanner" conectado à porta OBD, o profissional tem acesso a códigos que identificam onde exatamente está o problema.

"Essa luz indica basicamente as condições da injeção de combustível e da exaustão de gases. Pode ser algo relativamente simples, como um sensor desconectado ou defeituoso, até falhas mais complexas", explica.

Combustível adulterado

Teste Combustível fiscal ANP - ANP/Divulgação - ANP/Divulgação
Fiscal da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) testa qualidade de gasolina
Imagem: ANP/Divulgação

Combustível adulterado, aponta o especialista, é a causa mais comum da advertência. A adição de solvente, por exemplo, é rapidamente detectada.

"Se a luz acender alguns minutos depois do abastecimento, isso é totalmente relacionado a algum tipo de adulteração".

Combustível de má qualidade e falta de manutenção podem afetar uma série de itens com o passar do tempo - cujo mau funcionamento igualmente ativa a luz amarela no painel.

Isso se aplica a bicos, bomba injetora, filtro de combustível, catalisador e sensor de oxigênio, a sonda lambda, que ajusta a mistura ar-combustível.

Lopes destaca que o defeito pode estar na parte elétrica.

"O desgaste de velas de ignição, bobina e cabos de velas afeta a queima correta e também acende a luz de injeção", esclarece.

Outra origem do alerta está relacionada a uma prática comum entre proprietários que alteram as especificações originais do veículo para ganho de performance: a instalação do "downpipe", acompanhada da remoção do catalisador, para aumentar o fluxo dos gases de escape.

"A sonda lambda detecta a remoção do catalisador e ativa o alerta. Dependendo do automóvel, a ECU pode até restringir a potência do motor, trazendo a necessidade de levar o veículo a uma oficina especializada", conclui Everton Lopes.

Como fazer manutenção de motor turbo: