PUBLICIDADE
Topo

Desmontagem de navio com 4.200 carros é retomada após passagem de furacão

MV Golden Ray Hyundai Kia GM naufrágio cargueiro resgate carros navio embarcação - Reprodução/Georgia Department of Natural Resources
MV Golden Ray Hyundai Kia GM naufrágio cargueiro resgate carros navio embarcação Imagem: Reprodução/Georgia Department of Natural Resources

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/08/2020 11h05

Os trabalhos no navio de carga Golden Ray, que acabou tombando na costa do estado norte-americano da Geórgia com cerca de 4.200 carros a bordo, foram retomados. Isso ocorre depois da passagem do furacão Isaias, que atrasou o processo de remoção da embarcação - que está no local desde setembro de 2019.

Primeiramente, o processo de extração foi bastante comprometido devido à pandemia do novo coronavírus. A ideia inicial dos responsáveis era retirar a embarcação antes da temporada de tempestades. Agora, o trabalho de remoção só ocorrerá após o seu fim, em 1º de outubro.

Assim, por ora os trabalhos se resumirão a apenas monitorar a integridade do Golden Ray para evitar que poluentes possam ser liberados no ambiente, além de impedir que a embarcação se mexa ou então que um possível incêndio possa se alastrar no local. Os responsáveis também prepararão tudo que consta no plano de remoção.

"Nosso planejamento avançado para condições climáticas adversas rendeu frutos. Estávamos preparados para o furacão Isaias e estamos orgulhosos da rápida execução de nosso plano para climas pesados por nosso pessoal", disse o comandante das operações Efren Lopez.

"Há muitos planos para executar e muitas atividades ainda em andamento, enquanto nos preparamos para o eventual corte e levantamento da embarcação."