Envelopamento traz carga extra para carros elétricos; saiba como funciona
A empresa francesa Armor desenvolveu uma célula solar de filme fino capaz de ser impressa em superfícies flexíveis. A finalidade é utilizar a solução para ajudar no carregamento da bateria de carros elétricos estacionados. A tecnologia é diferente de painéis solares normais, que não podem ser alocados em superfícies curvas.
Os responsáveis dizem que a tecnologia pesa apenas 450 gramas por metro quadrado - cerca de seis vezes um pedaço de papel de tamanho idêntico.
Estes painéis solares de película fina cobrem uma área de quatro metros quadrados e o local para guardá-lo é integrado à carroceria do carro. Com um toque em um botão, ele pode ser estendido, ou então retraído e armazenado com segurança.
As células fornecem energia suplementar à bateria do veículo e aumentam seu alcance em até 15 km por dia, tendo como base um carro exposto ao sol por oito horas. A empresa estabelece uma meta de ganhar 48 km de alcance por dia em três anos no equipamento.
"Trabalhamos com duas outras empresas francesas - a ACPV, patrocinadora do projeto, e a Gazelle Tech, uma startup que desenvolveu um carro elétrico composto - para desenvolver uma cobertura solar para produzir energia quando o carro está estacionado", disse Moïra Asses, gerente de marketing e desenvolvimento da Armor, disse à Forbes.
A empresa atualmente trabalha em conexão com três fabricantes de automóveis internacionais para desenvolver o projeto. A ideia sempre foi integrar o painel ao veículo, pois isso inibe possíveis problemas de compatibilidade, conexões diferentes e até roubos.
"A ideia era ter algo automático, para que, ao fechar o carro com a chave, seja fácil pressionar um botão em vez de colocar o painel manualmente toda vez que você estacionar", ainda disse Asses.
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