Topo

Autopilot da Tesla é considerado "enganoso" por especialistas na Europa

Tesla Model S - Divulgação
Tesla Model S Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/07/2020 10h08

Especialista em segurança rodoviária no Reino Unido, Matthew Avery disse que a tecnologia do Autopilot da Tesla está sendo comercializada com propaganda enganosa. A informação é da publicação AutoExpress.

Este é o segundo problema deste tipo enfrentado pela Tesla nos últimos dias na Europa. No começo desta semana, um tribunal alemão decidiu que a marca norte-americana enganou os clientes em relação às capacidades de seu sistema de direção semiautônomo.

Atualmente os sistemas da Tesla têm apenas direção autônoma entre os níveis 2 e 3 - com características como controle adaptativo de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência automatizada.

Avery, da Thatcham Research e que também é membro do conselho do Euro NCAP, disse que ele e as organizações para as quais trabalha "alertam sobre as armadilhas do sistema de Autopilot" há muito tempo, que "não é um sistema autônomo e está lá para fornecer assistência ao motorista, para não se tornar um motorista invisível".

Além disso, a Thatcham Research diz que alguns proprietários de Tesla do Reino Unido receberam recentemente um e-mail com a seguinte mensagem: "nossos registros indicam que você não atualizou seu Modelo S... para capacidade total de dirigir. Você pode atualizar agora a um preço reduzido de 2.200 libras".

Mesmo assim, Avery acredita que - se comercializados corretamente - os sistemas Autopilot irão beneficiar a segurança nas estradas.