Topo

'Equipe do nariz': conheça time que faz carros da Audi terem cheiro 'certo'

Laboratório de controle de odor da Audi - Divulgação
Laboratório de controle de odor da Audi Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/05/2020 04h00

Você sabia que a Audi tem uma equipe empenhada exclusivamente em fazer seus carros cheirarem da maneira correta? É sério, a montadora alemã possui um laboratório focado em criar odores para que seus automóveis agradem a seus clientes.

Chamada de "equipe do nariz" (Nasenteam, em alemão), ela existe desde 1985 e tem como objetivo garantir que os cheiros de materiais e produtos químicos usados na produção de cada veículo sejam o mais neutros possível. Os cheios são classificados em uma escala de um (inodoros) a seis (insuportável). Todos os materiais precisam ser classificados abaixo de quatro para passarem no teste.

De vez em quando veículos são levados aleatoriamente ao laboratório diretamente da linha de produção para garantir que o cheiro continue sendo o ideal. Se o aroma não for o ideal, a equipe pode sugerir mudanças nos processos de fabricação da Audi.

Heiko Lüßmann-Geiger, que trabalha neste time da Audi desde o início dos anos 2000, crê que o cheiro seja um recurso essencial para o conforto dos clientes.

"Na ponta dessa pirâmide hierárquica está o bem-estar do cliente, bem na base está o cheiro", afirmou.

"Se o cliente agora estiver irritado com esse odor, ele não perceberá corretamente todas as outras propriedades positivas de conforto do veículo. Ele estará muito irritado com o estresse causado pelo odor."