Topo

Renault venderá apenas carros elétricos e veículos comerciais na China

Renault City K-ZE, versão elétrica do Kwid, esteve no último Salão de Xangai - Aly Song/Reuters
Renault City K-ZE, versão elétrica do Kwid, esteve no último Salão de Xangai
Imagem: Aly Song/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/04/2020 15h37

Resumo da notícia

  • Fabricante decidiu vender suas ações para Dongfeng
  • Divisões de automóveis e utilitários serão comandadas por joint-ventures
  • China é líder de carros eletrificados, com 860 mil emplacamentos em 2019

A Renault anunciou hoje (14) uma importante mudança estratégica no mercado chinês. O grupo passará a vender apenas veículos comerciais e carros elétricos no país.

Para tanto, a empresa fechou um acordo de transferência das ações da joint-venture Dongfeng Renault Automotive Company para a Dongfeng Motor Corporation. A fabricante chinesa é responsável pela produção local dos modelos Captur, Koleos e Kadjar.

A linha de automóveis de passeio eletrificados será produzida em conjunto com as parceiras eGT New Energy Automotive e Jiangxi Jiangling Group Electric Vehicle. Já a linha de comerciais leves será administrada por uma joint-venture chamada Renault Brilliance Jinbei Automotiv.

A Renault também declarou que o novo acordo não vai interferir na aliança global com a Nissan, já que se comprometeu a seguir cooperando com sua parceira japonesa no desenvolvimento de novos motores e tecnologias.

Além de ser um dos maiores mercados da indústria automotiva no mundo, a China é o maior mercado de carros eletrificados. Em 2019, o país emplacou 860 mil veículos híbridos e elétricos.