Topo

"Avatar" inspira conceito autônomo da Mercedes com esferas em vez de rodas

Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, de Las Vegas (EUA)*

07/01/2020 02h00

Resumo da notícia

  • Conceito foi inspirado no filme de 2009 e teve ajuda até de James Cameron
  • Projeto tem condução autônoma, mas carro pode ser conduzido por um joystick
  • Fabricante define AVTR como um "organismo vivo" que interage com mundo exterior
  • Tecnologias serão adotadas gradualmente nos futuros modelos da marca

A Mercedes marca sua participação na edição deste ano da CES (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, com o Vision AVTR.

O carro-conceito foi revelado em prévia acompanhada por UOL Carros, na noite de ontem (6), em Las Vegas (EUA), e estará exposto na CES 2020, que começa hoje (7).

Mais que um protótipo, o modelo apresenta promessas ousadas da marca para o futuro. O AVTR é inspirado no universo dos filmes de "Avatar" e foi desenvolvido em conjunto com sua equipe de produção, incluindo o seu diretor e criador James Cameron, que participou da apresentação do protótipo.

"O carro incorpora a nossa visão de uma conexão bem pensada entre humanos e tecnologia em um futuro muito distante, bem como a nossa missão de contribuir para um ambiente sustentável e habitável para as próximas gerações", afirmou Ola Källenius, CEO e presidente do conselho administrativo da Daimler AG.

Em Avatar, os Na'vi, habitantes do planeta Pandora, vivem em simbiose com a natureza local e são capazes de conectar seus corpos e mentes com animais e plantas. É esta conexão que a Mercedes busca no AVTR, com o que chama de "design centrado no ser humano" e "fusão homem máquina", justamente os conceitos principais do desenvolvimento do protótipo.

"A pergunta essencial é: o que queremos para o futuro? Queremos ser os que tomam ou os que cuidam? Esse carro não é apenas um avanço tecnológico, mas a manifestação física de uma filosofia, de uma ideia emocional. E é muito importante que uma empresa como a Mercedes assuma esse compromisso com a sustentabilidade", disse Cameron.

Inspiração em Pandora

James Cameron, diretor de Avatar, participa de lançamento de carro conceito da Mercedes-Benz - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Tanto no exterior como no interior do carro, as formas e iluminações trazem elementos das paisagens de Pandora e das formas de interação entre os integrantes do seu ecossistema.

As escamas da pele de um dos animais do filme, por exemplo, inspiraram os 33 flaps multidirecionais que tomam a traseira. As peças levantam e se movimentam conforme a necessidade, como um aerofólio fragmentado expandido ou um "multi-spoiler".

Outras inspirações na franquia dos cinemas estão no formato dos bancos, que reproduzem as redes de folhas gigantes onde dormem os Na'vi, e nas rodas, que são como esferas e permitem andar de lado, como um caranguejo.

Se os nativos de Pandora podem conectar fisicamente o cérebro para cavalgar dinossauros alados, o AVTR emite pulsos luminosos e vibrações, conforme "sente" a presença e até os batimentos cardíacos do motorista.

"Conectividade é muito mais que parear um telefone. O AVTR é um verdadeiro elo homem máquina. A evolução do carro sempre foi sobre a interface. Quanto mais natural, melhor. Oportunidades para construir, mas não se perder em complexidade. É interagir com o carro como quem interage com um amigo", comentou Källenius.

Minimalismo

Não há botões nem volante. Uma tela gigante confere uma sensação de profunda imersão nas paisagens, onde exterior e interior se confundem e informações de pontos de interesse podem ser acessados.

Alguns comandos são projetados nas mãos dos ocupantes e reconhecem gestos. O protótipo tem condução autônoma, mas também pode ser controlado por uma alavanca na parte central - como se fosse um joystick.

"O AVTR foi desenvolvido como um organismo vivo, que expande seus sensores e se comunica com o ambiente externo e com o motorista. É uma verdadeira fusão homem, máquina e natureza", diz Klaus Frenzel, head da área de Gráficos Digitais e Design da Daimler AG.

O protótipo também estreia novos materiais verdes que impressionam pela qualidade. Há tecidos feitos de plástico reciclado, madeira de produção sustentável e um revestimento de microfibra reciclada vegana, que substitui o couro.

O conceito também usa o que a Mercedes chama de a próxima geração de baterias, a orgânica, atualmente em desenvolvimento pela marca. Ela é 100% reciclável, sem metais e com eletrólitos a base de água. As atuais baterias de íons de lítio utilizam níquel, cobalto e reações com eletrólitos químicos mais pesados.

"Avatar é um conto de preservação, onde o bem vence a ganância. E as forças colonizadoras que tentam explorar e destruir esse ecossistema são derrotadas por humanos que utilizam uma tecnologia de interação homem máquina", lembra Bettina Fetzer, vice-presidente de Marketing da divisão de automóveis da Mercedes-Benz. "O AVTR é inspirado nesta história e criado para um mundo futuro distante, de uma simbiose orgânica, em que humanos vivem em harmonia com a natureza."

No entanto, apesar de ser um estudo para o futuro, a Mercedes promete que tecnologias e materiais presentes no protótipo serão adotados gradualmente em seus próximos lançamentos, nas mais diferentes formas.

Viagens à parte, as apresentações da Mercedes antecipam a visão de futuro da marca com a responsabilidade de quem inventou o automóvel e o reconhecimento de que perdeu terreno para a concorrência e precisa rejuvenescer.

"O AVTR traz a nossa ideia de luxo moderno sustentável. São os nossos planos de para elevar a Mercedes para o próximo nível, em um mercado cada vez mais competitivo. Levar a tradição que temos neste caminho", afirmou Markus Schäfer, membro do conselho administrativo da Mercedes.

Lembra do filme?

Lançado em 2009, Avatar mostra o conflito entre os habitantes locais do planeta Pandora, que têm conexão particular com a fauna e a flora local, e humanos recém-chegados, que têm panos de explorar os recursos naturais. A Terra está destruída, consumida pela poluição, no ano de 2154.

Sucesso de bilheteria, o filme ficou conhecido por ter inaugurado novas tecnologias de captação e efeitos especiais.

Os times de design e engenharia da Mercedes se basearam não apenas no filme de 2009, como também com com materiais de mais quatro sequências atualmente em desenvolvimento. "Avatar 2" está previsto para chegar aos cinemas em 2021.

No primeiro Avatar, a única maneira dos humanos experimentarem essa conexão dos na'vi com o planeta Pandora é se conectar a uma máquina que coloca suas mentes em réplicas orgânicas dos corpos azuis dos nativos. A conectividade do AVTR que permite uma nova experiência de condução também é inspirada neste processo. O carro não será colocado nos próximos filmes, mas o conceito de Avatar é que foi trazido para o veículo.

"Não é product placement [colocar produto em filmes como propaganda]. Foi uma parceria constante para o desenvolvimento do veículo porque compartilhamos as mesmas filosofias. Na realidade, esse carro inverte a lógica do product placement", resumiu Jon Landau, um dos produtores de Avatar.

* Viagem a convite da Mercedes-Benz