Topo

Para-sol transparente escurece sozinho e tem inteligência artificial; veja

Tela de LCD rastreia rostos dos ocupantes para protegê-los da luz solar - Divulgação
Tela de LCD rastreia rostos dos ocupantes para protegê-los da luz solar Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/01/2020 14h05

Resumo da notícia

  • Peça é substituída por tela de LCD que monitora rostos dos passageiros para protegê-los da luz
  • Invenção nasceu a partir de tela que havia sido descartada por engenheiros
  • Protótipo já recebeu sinal verde para produção

A Bosch anunciou a criação de um para-sol que funciona com inteligência artificial. Chamado de Virtual Visor, o dispositivo exibido na CES 2020 consiste em uma tela de LCD transparente que utiliza uma câmera para rastrear o rosto e escurecer apenas na área onde estão os olhos do motorista ou passageiro.

Com este rastreamento feito, todos os outros pontos da tela seguem transparentes. A Bosch prevê que o dispositivo terá um grande efeito para a segurança no trânsito, especialmente ao amanhecer e ao entardecer.

Uma pesquisa da empresa mostra que o brilho do sol causa quase o dobro de acidentes do que outras condições relacionadas ao clima. Isso vai de acordo com informações da NHTSA (Agência Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias) dos EUA, que culpa o sol por diversos acidentes anualmente.

Segundo o "Autoblog", a Bosch atualmente conversa com as montadoras para levar sua novidade para a produção em série.

Curiosamente, a ideia do projeto veio após engenheiros utilizarem uma tela de LCD que havia sido jogada no lixo para construir um protótipo. A novidade então recebeu o sinal verde de executivos da marca, que disponibilizaram recursos da empresa para a produção do dispositivo, ainda experimental.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.