Topo

Toyota planeja construir cidade inteligente aos pés do Monte Fuji

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Neves

Do UOL, em Las Vegas (EUA)*

06/01/2020 18h24

A Toyota anunciou hoje, durante a edição 2020 da CES, feira de tecnologia realizada em Las Vegas (EUA), o plano de construir uma cidade inteligente aos pés do Monte Fuji, um dos ícones do Japão.

O projeto é chamado pela montadora de "Woven City", algo como "Cidade de Tecido" ou "Cidade Interligada" na tradução para o Português. De acordo com a fabricante, o protótipo de cidade terá energia elétrica proveniente de células de hidrogênio e um "ecossistema totalmente conectado".

Para tocar o projeto, a montadora japonesa contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels - cuja empresa desenvolveu as torres do World Trade Center, em Nova York e uma casa feita de Lego, na Dinamarca.

A previsão da empresa é iniciar as obras do empreendimento no início de 2021 em uma área aproximada de 71 hectares.

A Toyota considera o projeto um "laboratório vivo" e revelou que irá convidar parceiros comerciais e acadêmicos, além de cientistas e pesquisadores de diversos países, para trabalhar em projetos na cidade inteligente.

O tráfego na cidade deverá ser organizado de acordo com três categorias de mobilidade: uma área exclusiva para veículos mais rápidos; outra para veículos mais lentos, pedestres e equipamentos para deslocamento individual; e outra apenas para deslocamento a pé.

A marca adianta que a "Woven City", dentre outras finalidades, será utilizada para testar e desenvolver veículos autônomos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Ford