Topo

Como os SUVs colocaram a VW nos trilhos e o que esperar para 2020

Aposta do ano? VW joga todas suas fichas no sucesso do Nivus - Reprodução
Aposta do ano? VW joga todas suas fichas no sucesso do Nivus
Imagem: Reprodução

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Marca finalmente entrou na briga dos SUVs compactos com o T-Cross
  • Ano também teve estreias de Jetta GLI e Golf GTE
  • 2020 terá Polo GTS e o aguardado SUV cupê Nivus

A Volkswagen teve um ano para comemorar em 2019. A fabricante alemã fez seu grande lançamento já no primeiro trimestre: o T-Cross estreou no mercado com visual exclusivo e motores turbo.

Ao contrário do SUV europeu (que aproveita a base do Polo), o "nosso" T-Cross é feito sobre a plataforma do Virtus, o que lhe dá maior espaço interno no banco de trás.

VW T-Cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
T-Cross brasileiro tem mais espaço interno do que o europeu
Imagem: Murilo Góes/UOL

O modelo foi um dos principais impulsionadores da Volkswagen no mercado brasileiro neste ano. Foi o SUV que ajudou a empresa a conquistar a vice-liderança do mercado nacional.

Segundo dados da Fenabrave, a fabricante alemã tinha 15,51% de participação nos segmentos de automóveis de passeio e comerciais leves até novembro de 2019.

Volkswagen T-Cross  - Murilo Góes/UOL Carros - Murilo Góes/UOL Carros
Imagem: Murilo Góes/UOL Carros

Mesmo longe dos líderes no ranking do ano, o T-Cross surpreendeu e fechou novembro na liderança mensal de vendas com 6.256 emplacamentos.

VW T-Cross 2 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
SUV vendeu mais de 30 mil unidades desde estreia neste ano
Imagem: Murilo Góes/UOL

De janeiro a novembro, o modelo teve 30.451 unidades vendidas e já superou rivais como Renault Captur, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008.

Outras novidades

A marca também fez outros lançamentos segundo o cronograma de apresentar 20 novidades até 2020.

Golf GTE - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Golf GTE é única versão da sétima geração do hatch à venda no Brasil
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O Jetta GLI trouxe de volta o motor 2.0 turbo de 220 cv ao sedã, enquanto o Golf GTE estreou como o primeiro carro eletrificado da VW no Brasil. Esta, inclusive, é a única versão do hatch à venda no país, já que as demais configurações (incluindo o mítico GTI) foram descontinuadas.

Aliança em compasso de espera

2019 também foi o ano em que a VW firmou uma aliança com a Ford na América do Sul. Se alguém pensou em uma "nova Autolatina", saiba que o acordo prevê o compartilhamento de plataforma e peças das novas gerações de Ford Ranger e VW Amarok.

Até agora, porém, o acordo pouco evoluiu e fontes dizem que está em compasso de espera. Tudo por conta da imprevisibilidade da economia da Argentina.

Polo GTS e Nivus: atrações de 2020

O ano de 2020 será agitado para a Volkswagen. As versões esportivas GTS de Polo e Virtus foram mostradas exaustivamente durante este ano e estreiam já em janeiro. Ambos trazem o conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv e visual mais nervoso, bem parecido com os veículos exibidos no Salão do Automóvel de 2018.

VW Polo GTS - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Sigla icônica remete ao clássico Gol GTS
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Porém, o grande lançamento da empresa será o Nivus. Projetado totalmente no Brasil, o carro ganhou status de produto global e será vendido até na Europa, onde chegará no final de 2021.

Flagra do novo SUV cupê da Volkswagen - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Unidades de teste camufladas já têm rodado em vias públicas do Brasil, como nesse flagrante de UOL Carros
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Antes disso ele estreia por aqui inaugurando o segmento de SUVs cupês compactos. A marca aposta todas suas fichas no sucesso do carro, que deve ser vendido nas versões Comfortline e Highline. A motorização 1.0 turbo de 128 cv deve ser a única opção disponível para o modelo.

Flagra do novo SUV cupê da Volkswagen - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Traseira com teto mais baixo do Nivus servirá de inspiração para SUVs "ainda mais agressivos"
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Os preços do Nivus devem ser ligeiramente menores do que os praticados no T-Cross, ou seja, algo entre R$ 75 mil e R$ 85 mil.