Como os SUVs colocaram a VW nos trilhos e o que esperar para 2020
Resumo da notícia
- Marca finalmente entrou na briga dos SUVs compactos com o T-Cross
- Ano também teve estreias de Jetta GLI e Golf GTE
- 2020 terá Polo GTS e o aguardado SUV cupê Nivus
A Volkswagen teve um ano para comemorar em 2019. A fabricante alemã fez seu grande lançamento já no primeiro trimestre: o T-Cross estreou no mercado com visual exclusivo e motores turbo.
Ao contrário do SUV europeu (que aproveita a base do Polo), o "nosso" T-Cross é feito sobre a plataforma do Virtus, o que lhe dá maior espaço interno no banco de trás.
O modelo foi um dos principais impulsionadores da Volkswagen no mercado brasileiro neste ano. Foi o SUV que ajudou a empresa a conquistar a vice-liderança do mercado nacional.
Segundo dados da Fenabrave, a fabricante alemã tinha 15,51% de participação nos segmentos de automóveis de passeio e comerciais leves até novembro de 2019.
Mesmo longe dos líderes no ranking do ano, o T-Cross surpreendeu e fechou novembro na liderança mensal de vendas com 6.256 emplacamentos.
De janeiro a novembro, o modelo teve 30.451 unidades vendidas e já superou rivais como Renault Captur, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008.
Outras novidades
A marca também fez outros lançamentos segundo o cronograma de apresentar 20 novidades até 2020.
O Jetta GLI trouxe de volta o motor 2.0 turbo de 220 cv ao sedã, enquanto o Golf GTE estreou como o primeiro carro eletrificado da VW no Brasil. Esta, inclusive, é a única versão do hatch à venda no país, já que as demais configurações (incluindo o mítico GTI) foram descontinuadas.
Aliança em compasso de espera
2019 também foi o ano em que a VW firmou uma aliança com a Ford na América do Sul. Se alguém pensou em uma "nova Autolatina", saiba que o acordo prevê o compartilhamento de plataforma e peças das novas gerações de Ford Ranger e VW Amarok.
Até agora, porém, o acordo pouco evoluiu e fontes dizem que está em compasso de espera. Tudo por conta da imprevisibilidade da economia da Argentina.
Polo GTS e Nivus: atrações de 2020
O ano de 2020 será agitado para a Volkswagen. As versões esportivas GTS de Polo e Virtus foram mostradas exaustivamente durante este ano e estreiam já em janeiro. Ambos trazem o conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv e visual mais nervoso, bem parecido com os veículos exibidos no Salão do Automóvel de 2018.
Porém, o grande lançamento da empresa será o Nivus. Projetado totalmente no Brasil, o carro ganhou status de produto global e será vendido até na Europa, onde chegará no final de 2021.
Antes disso ele estreia por aqui inaugurando o segmento de SUVs cupês compactos. A marca aposta todas suas fichas no sucesso do carro, que deve ser vendido nas versões Comfortline e Highline. A motorização 1.0 turbo de 128 cv deve ser a única opção disponível para o modelo.
Os preços do Nivus devem ser ligeiramente menores do que os praticados no T-Cross, ou seja, algo entre R$ 75 mil e R$ 85 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.