PUBLICIDADE
Topo

Volvo gasta R$ 5 mi e lança 500 postos de recargas para veículos elétricos

Pontos de recarga feitos pela Volvo servem para qualquer carro híbrido ou elétrico - Vitor Matsubara/UOL
Pontos de recarga feitos pela Volvo servem para qualquer carro híbrido ou elétrico
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

14/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Empresa arca com custos de instalação, que são estimados em R$ 10 mil por ponto
  • Marca sueca firmou novas parcerias para ampliar número de estações de recarga
  • Supermercados, shoppings e estacionamentos estão entre estabelecimentos parceiros

O número de pontos de recarga para carros híbridos e elétricos ainda é pequeno no Brasil. Porém, algumas montadoras arregaçaram as mangas e ampliaram a infraestrutura dedicada a estes tipos de veículos no país.

A Volvo é uma das marcas que mais investem na construção de novos pontos. Desde 2018, a empresa duplicou o número de pontos de 125 para 250 e recentemente ampliou este volume para 500.

"Fizemos pesquisas no final de 2017 para identificar quais seriam os motivos de compra de um carro híbrido e barreiras que poderiam impedir clientes de migrar de uma tecnologia com mais de 100 anos para uma nova inovação. E uma das questões mais recorrentes foi a insegurança relacionada aos locais onde ele poderia carregar seu carro, mesmo sendo um veículo híbrido. Havia baixa expectativa de que a indústria poderia fazer algo para resolver isso", revelou Rafael Ugo, diretor de inteligência de mercado da Volvo Car Brasil.

Quem paga a conta?

O começo não foi muito fácil, já que a Volvo encontrou resistência por parte de alguns estabelecimentos.

"As principais questões eram relacionadas ao custo, especialmente sobre quem pagaria a conta e quais seriam as vantagens de ceder o espaço para nós. Por isso é que precisamos mostrar a estes estabelecimentos que conseguiríamos trazer um público diferenciado para esses locais sem um custo alto para fazer o carregamento. Quando conseguimos convencer os primeiros parceiros é que fechamos os 250 pontos de recarga, e hoje apenas 5% deles estão em fase de adaptação final. Mas todos estão entregues".

Carregadores estão em estabelecimentos comerciais de vários tipos - Rogério Markiewicz/Hotel Mercure
Carregadores estão em estabelecimentos comerciais de vários tipos
Imagem: Rogério Markiewicz/Hotel Mercure

A fabricante arca com os custos de instalação de cada estação de recarga, estimados em R$ 10 mil por ponto. Sendo assim, a quantia investida pela Volvo até agora foi de R$ 5 milhões.

"Quando eles (estabelecimentos) perceberam que o custo não era alto e que havia um fluxo de clientes, várias empresas nos procuraram querendo fazer parte desse projeto. Aí acertamos mais 250 pontos, e só não fechamos mais locais por conta da disponibilidade de equipamentos", contou Rafael.

Carregadores para todos

Volvo é uma das marcas que mais investem em veículos eletrificados - Divulgação
Volvo é uma das marcas que mais investem em veículos eletrificados
Imagem: Divulgação

A boa notícia para donos de carros eletrificados é que os carregadores não são restritos apenas aos modelos da Volvo. Carros de qualquer marca podem usufruir da infraestrutura instalada em shoppings, estacionamentos e supermercados. Mesmo assim, a cúpula da Volvo não parece se importar com isso - muito pelo contrário.

"A gente precisava liderar uma transformação radical (da indústria), até para que daqui a alguns anos a gente consiga fortificar nossa liderança. Claro que foi bom para a imagem da marca, mas desde o começo sabíamos que esse movimento seria bom para a indústria de carros elétricos, sendo (veículos) Volvo ou não. E isso também beneficiaria a sociedade. Pode parecer discurso marqueteiro, mas valores como esse fazem parte do DNA da nossa marca, que sempre teve uma preocupação social. Então foi natural aprovar esse projeto", concluiu Rafael.

Meu carro