Topo

Volkswagen Tarek chega até o começo de 2020, garante chefão da marca

Tarek começa a ser produzido na China em 2019, onde se chamará Tharu - Reprodução/YouTube
Tarek começa a ser produzido na China em 2019, onde se chamará Tharu
Imagem: Reprodução/YouTube

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2018 07h00

SUV médio será lançado na China nos próximos meses; depois, será fabricado na Argentina, de onde virá ao Brasil

A Volkswagen vai investir pesado no segmento de SUVs. Durante a apresentação do T-Cross realizada na última quinta-feira (25), a marca confirmou que lançará mais três modelos até 2020, totalizando cinco utilitários esportivos.

Pelas contas da marca, o primeiro foi o Tiguan Allspace, seguido pelo T-Cross. E o terceiro lançamento já está confirmado: é o Tarek. A informação, aliás, foi revelada pelo próprio presidente da empresa para América do Sul e Brasil, Pablo di Si."Vamos lançar o Tarek entre o fim de 2019 e começo de 2020", afirmou.

O Tarek já foi revelado na China em março, durante a apresentação mundial do novo Touareg. Enquanto por lá ele se chama Tharu, na Argentina (e em outros mercados da região, inclusive o Brasil, onde já foi até registrado) ele deve se chamar Tarek, conforme a própria VW divulgou em uma apresentação para o mercado argentino. Durante a apresentação realizada na China, a própria empresa se referiu ao carro como Tharu em uma legenda inserida na transmissão do evento. Porém, Herbert Diess, "chefão" da Volkswagen global, já havia afirmado que a decisão dos nomes fica a cargo dos mercados regionais.

Veja mais

+ Por que o T-Cross europeu é menos quadrado?
Veja todos os detalhes do T-Cross mais completo

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Olá, Compass!

O SUV médio é feito sob medida para rivalizar com o Jeep Compass. Ele tem 4,45 metros de comprimento (4 cm mais longo que o futuro concorrente) e a distância entre eixos é de 2,68 metros -- 5 cm a mais do que o Compass.

Além do 1.4 TSI de 150 cv já empregado em vários modelos da marca (inclusive o próprio T-Cross), o Tarek deve ter uma configuração 2.0 TSI.

Quanto ao preço, o SUV deve bater de frente com as versões de entrada e intermediária do Compass, que hoje orbita entre R$ 111.990 e R$ 171.490. Sendo assim, UOL Carros aposta em valores entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.

Dentro da gama VW, ele seria posicionado entre T-Cross (cujos valores devem ficar entre R$ 80 mil e R$ 110 mil) e Tiguan (atualmente com versões de R$ 124.990 a R$ 179.990).

Quais são os outros lançamentos?

O novo Tiguan abriu a fila da enxurrada de SUVs da Volkswagen, seguido por T-Cross e Tarek. Então quais são os outros modelos? UOL Carros aposta em Atlas Cross Sport (a versão "cupê" do grandalhão Atlas) e um modelo compacto abaixo do T-Cross, que provavelmente será um crossover urbano baseado no Polo e denominado comercialmente de SUV -- mesma tática de veracidade duvidosa usada pela Renault com o Kwid.

O Atlas Cross Sport ainda é um conceito, revelado no Salão de Nova York. Frente ao Atlas "convencional", o Cross Sport é 19 centímetros mais curto, cinco centímetros mais baixo e três centímetros mais largo do que o utilitário esportivo de sete lugares. A plataforma é a mesma MQB empregada em diversos modelos do Grupo VW.

Já o crossover baseado no Polo ocupará um lugar abaixo do T-Cross, firmando-se como modelo de entrada da marca na categoria de SUVs compactos.

Traseira do Tharu chinês, que no Brasil será vendido provavelmente como Tarek - Divulgação - Divulgação
Traseira do Tharu chinês, que no Brasil será vendido provavelmente como Tarek
Imagem: Divulgação