Topo

Hyundai prepara lançamento de picape média Santa Cruz para 2020

Hyundai Santa Cruz Concept - Tannen Maury/EFE
Hyundai Santa Cruz Concept
Imagem: Tannen Maury/EFE

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/08/2018 04h00

Modelo será vendido nos Estados Unidos; ainda não há definição sobre chegada à América do Sul

A Hyundai deve ingressar no concorrido segmento de picapes médias em 2020.

Segundo Kyung Soo Lee, CEO da Hyundai Motor America, a versão definitiva da Santa Cruz chegará ao mercado norte-americano dentro de dois anos.

Veja mais

+ De cara nova, Hyundai Elantra está confirmado para o Brasil
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

"Nós já realizamos uma reunião para analisar o design e pretendemos lançá-la nos Estados Unidos em 2020", afirmou ao site "Detroit Bureau".

Embora não tenha revelado muitas informações sobre o projeto, a imprensa especializada especula que a picape será parecida com o carro-conceito exibido no Salão de Detroit de 2015.

Fontes ligadas à empresa afirmam que o design seria mais parecido com o de um SUV.

Ao contrário de algumas futuras concorrentes, a Santa Cruz teria uma condução mais semelhante ao de um automóvel de passeio, como acontece com a Honda Ridgeline nos EUA.

Justamente por isso é que a picape seria construída sobre a plataforma de um SUV e teria estrutura monobloco -- assim como a Fiat Toro vendida no Brasil.

De acordo com o Detroit Bureau, a Hyundai investiria em motorizações a gasolina em vez de diesel. Duas opções seriam o 1.6 turbo de quatro cilindros (187 cv) ou o 2.4 aspirado de quatro cilindros e 203 cv.

Para evitar concorrência direta com nomes de peso como Ford F-150 e Chevrolet Silverado, a Hyundai posicionaria a Santa Cruz abaixo das rivais. Assim, a intenção seria atrair clientes abaixo da faixa dos 30 anos.

E no Brasil?

A Santa Cruz seria uma boa opção para encarar Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux nos mercados sul-americanos.

Entretanto, ela pode não ser a única picape vendida pela Hyundai na região.

Isso porque a marca já exibiu o conceito Creta STC no Salão do Automóvel de 2016, que, como o nome diz, seria baseado no Creta.

O presidente da marca na Argentina, Guillermo Artagaveytía, admitiu ao site "Carsdrive" que a existência de uma picape seria importante para a empresa crescer na América do Sul.

Mesma opinião foi endossada por Armando Cardoso, especialista de produto da Hyundai para o continente, em entrevista ao "Argentina Autoblog".