Flagra: GM prepara hatch acima do Chevrolet Onix para encarar Polo e Yaris

Modelo será derivado do sucessor do Cobalt; UOL Carros mostra em primeira mão um protótipo em testes
Saiu da toca um dos mais misteriosos entre os 30 lançamentos prometidos pela General Motors até 2022. Trata-se de um hatch compacto premium, desenvolvido para encarar de frente Volkswagen Polo e Toyota Yaris, e que será revelado no Brasil no fim de 2019.
O flagra foi feito pelo sempre atento cinegrafista de UOL Carros, Marcelo Ferraz, no início deste semana na rodovia Castelo Branco, perto de Sorocaba (SP). Trata-se de um protótipo importado (ou seja, ainda não houve nenhum tipo de montagem do modelo no Brasil, nem mesmo artesanal), e que está sendo testado por equipe terceirizada. Daí as placas de Sorocaba (SP).
Veja mais
+ Mais flagra: novo Cruze roda no Brasil e chega em 2019
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
A imagem exibe um hatchback compacto com silhueta bastante similar à do Chevrolet Onix, o que indicaria se tratar sua próxima geração. Entretanto, nossa reportagem apurou junto a fontes que o projeto é, na verdade, um hatch premium derivado diretamente da próxima geração do Cobalt, a ser posicionado acima do Onix.
Agora observe este outro flagra publicado pelos parceiros do "Motor1" há quatro meses: trata-se de um sedã compacto-médio, provável sucessor do próprio Cobalt, que traz lanternas com o mesmo estilo arredondado de desenho, além de rodas e retrovisores externos aparentemente idênticos. Ou seja: são modelos irmãos.
Portas e vidros laterais traseiros são quase iguais aos do sedã, mas no três-volumes parecem mais "esticados". Isso pode significar um mero recorte diferente, devido ao caimento distinto dos tetos, ou quem uma pequena mudança na distância entre eixos de um para o outro, tal qual a Volkswagen faz em relação a Polo e Virtus.
O que é certo, segundo nossas fontes, é que a GM está mesmo de olho no segmento de compactos premium, aquecido recentemente pela chegada das duplas Volkswagen Polo/Virtus, Fiat Argo/Cronos e Toyota Yaris hatch/sedã.
Objetivo é manter Onix e Prisma como carros de entrada da Chevrolet no país, mas ao mesmo tempo expandir a participação da marca a um nicho com tíquete médio mais elevado, entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, que dois compactos de cunho mais "popular" não são capazes de alcançar.
Assim, o misterioso dois-volumes chegaria para fazer o papel ocupado pelo Sonic há alguns anos, porém com pacote e visual pensados de forma mais direta ao consumidor local.
Afinal, tanto o hatch premium quanto o sedã sucessor do Cobalt serão produzidos localmente -- o mais provável é que saiam da fábrica de São Caetano do Sul (SP) --, e usarão a plataforma global GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC.
Quando chega
O misterioso hatchback deve ser apresentado ao público brasileiro no último trimestre de 2019, em alinhamento com a próxima geração do Cobalt. Chegada às lojas ocorre entre o fim do ano que vem e primeiro trimestre de 2020.
Ambos promoverão a estreia da já referida matriz modular GEM e também da nova família de motores a ser produzida em Joinville (SC), incluindo possivelmente opções 1.0 3-cilindros e 1.4 4-cilindros, com ou sem turbo, sempre flex e com quatro válvulas por cilindro.
Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há emuneração.
UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.