Flagra: Chery Tiggo 7 estreia em 2019, mas só depois de sedã e outro SUV
Utilitário médio formará trinca de lançamentos da marca junto com três-volumes Arrizo 5 e um SUV menor, o Tiggo 4
Administrada desde o início deste ano pelo grupo Caoa, a marca chinesa Chery prepara uma trinca de lançamentos nos próximos meses. Não há muito tempo a perder, pois a Caoa se vê em meio a uma batalha judicial com a Hyundai e precisa "bombar" sua mais nova aquisição a fim de não depender mais de sua parceira coreana de longa data.
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Portanto, anote aí na agenda: um sedã médio, um SUV compacto e um SUV médio serão colocados no mercado, nesta ordem, até o fim do primeiro semestre de 2019. Cronograma inicial seria iniciar as vendas do Arrizo 5 já em outubro deste ano, deixando o Tiggo 4 para dezembro e o Tiggo 7 para fevereiro.
Entretanto, UOL Carros entende que haverá atrasos e os três produtos ficarão para a primeira metade do próximo ano. De qualquer forma, todos estarão presentes no Salão de São Paulo, em novembro, e serão montados localmente em sistema CKD.
O leitor Fabio de la Plata flagrou dois protótipos -- um Tiggo 7 e um sedã Arrizo 5 -- na rodovia BR-060, que liga Brasília (DF) a Goiânia (GO), perto de Anápolis (GO). É justamente lá que a Caoa possui uma de suas fábricas, onde atualmente produz os Hyundaiix35 e New Tucson.
É lá que serão montados os Tiggo 4 e 7. Nossa reportagem apurou que o velho Tucson foi retirado de linha há alguns meses e que já existe um espaço reservado à linha de onde sairão os dois SUVs da marca chinesa.
Já o Arrizo 5 sairá da f[abrica de Jacareí (SP), onde vem sendo fabricado o pequeno crossover Tiggo 2.
Como é o Arrizo 5
Medindo 4,57 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,48 metros de altura e 2,67 metros de entre-eixos, é um sedã de porte médio, mas que será posicionado na faixa de preço dos compactos-médios, segmento encabeçado atualmente pelo Volkswagen Virtus.
Como montagem ocorrerá em Jacareí (SP), são grandes as chances de o três-volumes herdar o conjunto motor-transmissão do Tiggo 2, formado pelo propulsor 1.5 4-cilindros naturalmente aspirado flex da família Acteco, capaz de render 110/115 cv (gasolina/etanol) e 13,8/14,9 kgfm, sendo gerenciado por câmbio manual de cinco ou automático de quatro marchas.
Quem sabe a Caoa não resolva nos surpreender e colocar sob o cofre a vindoura derivação flexível do motor 1.5 4-cilindros turbo, que se aproximaria de 150 cv e 22 kgfm com etanol. Esta opção viria gerenciada por caixa de dupla embreagem e sete velocidades, e seria mais condizente com o tamanho do modelo.
Como é o Tiggo 4
Competirá no segmento de SUVs compactos, junto a Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta e afins, mas terá no porte seu grande trunfo: ostenta 4,34 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,64 metro de altura e bons 2,63 metros de entre-eixos. Virá da fábrica de Anápolis (GO).
Certamente estará equipado com o mesmo 1.5 turboflex mencionado acima, além do câmbio de dupla embreagem. Neste caso o trem-de-força parece "cair com uma luva".
Também promete trazer de série equipamentos como airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, chave com sensor presencial, central multimídia de nove polegadas e até teto solar. UOL Carros conheceu e andou com o Tiggo 4 na China em abril deste ano. Confira como foi a experiência.
Como é o Tiggo 7
Montado em Anápolis junto do primo menor, tem 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Criado, portanto, para brigar no segmento de SUVs médios e médios-compactos, que hoje tem no Jeep Compass seu principal expoente.
Uma de suas configurações traz o mesmo 1.5 turboflex de 150 cv, casado com transmissão de dupla embreagem, mas para ele a opção já não o deixa tão ágil assim. De qualquer modo, será um utilitário voltado ao conforto.
UOL Carros também conheceu e andou com o Tiggo 7 na China em abril deste ano. Confira como foi a experiência.
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