Volvo lança XC40 no Brasil; "suvinho" pode andar sozinho por R$ 5 mil
Pacote de condução semiautônoma será aplicável a qualquer versão. Preços vão de R$ 170 mil a R$ 215 mil
Com o anúncio da gama de versões do Volvo XC40 que seria trazida ao Brasil, no fim do ano passado, a marca sueca já podia se gabar de oferecer o "veículo semiautônomo mais barato do Brasil". Tratava-se da versão de topo R-Design, que ofereceria o pacote Pilot Assist -- capaz de acelerar, frear e fazer curvas de raio longo a até 130 km/h -- como item de série por R$ 214.950.
Só que a fabricante quis apelar um pouco mais e vai oferecer o sistema como opcional nas duas versões mais básicas do SUV compacto, T4 (R$ 169.950) e Momentum (R$ 194.950). Basta assinar um cheque R$ 5 mil mais alto pronto: seu XC40 será capaz de andar sozinho por "módicos" R$ 174.950 ou R$ 199.950, a depender da configuração escolhida.
"Conseguimos oferecer o sistema em todas as versões sem realizar adaptações complexas que precisariam ser feitas na linha de montagem", afirma João Oliveira, diretor comercial da marca.
Todas as opções trazem sob o cofre um motor 2.0 4-cilindros turbo a gasolina gerenciado por câmbio automático de oito marchas, porém em calibrações diferentes: 190 cv para a T4 e 252 cv para as demais, já que nelas há também compressor (o que leva o projeto a receber um nome diferente, "T5"). Momentum e R-Design oferecem ainda tração integral.
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Versões e equipamentos
+ XC40 T4 -- R$ 169.950
Faróis e lanternas em LED; faróis de neblina; luz diurna em LED; sete airbags; rodas de liga leve aro 18; controle de estabilidade e tração; frenagem automática emergencial; alertas de mudança de faixa, de tráfego de "condução inconsistente" (percebe quando o motorista está manuseando o volante com menos firmeza, seja por fatiga ou distração); controle de cruzeiro; assistentes de partida em rampas e de controle de velocidade em descidas; assistente de proteção contra saída da pista de rolagem; quadro de instrumentos em tela 100% digital (TFT) de 12,3 polegadas; sistema de áudio de 80 Watts; central multimídia Sensus com tela tátil de 9 polegadas, projeção de celulares (Apple e Android), três entradas USB, Bluetooth, comando de voz e serviço de concièrge Volvo on Call; volante multifuncional; ar-condicionado digital com purificador; controle de cruzeiro; faróis e limpadores de para-brisa com acionamento automático; sensores traseiros de estacionamento; acabamento interior em couro preto; banco do motorista com regulagem elétrica e memória; barras longitudinais de teto.
Opcional (R$ 5 mil): Pilot Assist (assistente de condução semi-autônoma que inclui permanência em faixa, manutenção de distância para o veículo à frente e leitura de placas).
+ XC40 Momentum -- R$ 194.950
Acrescenta ao pacote anterior: rodas aro 19; grade dianteira com moldura cromada; para-choques com acabamento prata na base; opção de pintura com teto em tom contrastante de branco; modos de condução; ar digital de duas zonas; câmera de ré; sensor para abertura e fechamento das portas sem usar a chave; modos de condução; câmera de ré; interior com quatro opções de acabamento em couro (caramelo; bege; vermelho ou preto); retrovisores antiofuscantes; som de 250 W com oito alto-falantes; e carregador de celulares sem fio (por indução).
Opcional (R$ 5 mil): Pilot Assist (assistente de condução semi-autônoma que inclui permanência em faixa, manutenção de distância para o veículo à frente e leitura de placas).
+ XC40 R-Design -- R$ 214.950
Acrescenta ao pacote anterior: teto, barras de teto e retrovisores externos com pintura contrastante na cor preta; chave revestida em couro; faróis de neblina em LED com luzes direcionais ativas; grade frontal em preto brilhante; rodas de liga aro 20; saídas de escape integradas ao para-choque traseiro; controle de cruzeiro adaptativo; Pilot Assist; sensores dianteiros de estacionamento; borboletas para troca de marchas atrás do volante; porta-malas com abertura sem as mãos; interior com acabamento em couro e nobuck pretos; volante revestido em couro; banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico; sistema de áudio Harman Kardon de 600 Watts e 13 alto-falantes; navegação GPS; câmera de 360 graus; teto solar panorâmico.
Vai bombar?
A Volvo aposta alto no sucesso do XC40, cuja previsão é comercializar 2 mil unidades anuais. Esta projeção talvez precise ser revista, já que o carro teve mais de mil unidades reservadas na pré-venda -- algo que surpreendeu até os próprios representantes da montadora no país.
Para 2019 a projeção é fazer com que o modelo seja responsável por até 60% de todas as suas vendas no Brasil. Para isso os importadores estudam trazer, não antes do ano que vem, uma configuração ainda mais barata, denominada T3, que vem equipada com propulsor 1.5 3-cilindros turbo de 150 cv
Vale observar que as versões Momentum e R-Design ficaram outros R$ 5 mil mais caras em relação às etiquetas anunciadas para pré-venda. Essas já estão disponíveis para entrega, mas não se anime muito, porque a fila de espera gira entre 90 a 120 dias.
Outra ressalva: o XC40 T4 só começa a chegar em julho.
Tudo na tabela
A Volvo também praticará preços fixos de revisões até 150 mil km e oferecerá uma condição de seguro a R$ 2.990 em parceria com a Liberty. Garantia é de dois anos, com possibilidade de extensão por mais dois. Veja os valores das revisões:
+10 mil km: R$ 899
+20 mil km: R$ 1.799
+30 mil km: R$ 899
+40 mil km: R$ 2.299
+50 mil km: R$ 899
+60 mil km: R$ 3.399
+150 mil km: R$ 899
Com tudo isso, a Volvo espera crescer 50% em vendas já em 2018 (de 4 mil para cerca de 6 mil veículos emplacados anualmente) e se tornar "a maior vendedora de SUVs premium do mercado brasileiro".
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