Volkswagen mostra nova "coleção" de SUVs na China; um deles é o nosso Tarek

SUV médio feito sobre plataforma MQB deve ser lançado no Brasil apenas em 2020
A Volkswagen não está fazendo muita questão de esconder suas novidades. Depois de revelar futuros lançamentos para a América do Sul, a marca exibiu o futuro SUV médio que deve chegar às ruas em 2020.
Tudo aconteceu na China, durante a revelação mundial do novo Touareg. Isso porque a VW aproveitou a ocasião para mostrar alguns de seus futuros SUVs -- nada mais adequado para um mercado que receberá 10 novos utilitários esportivos da marca alemã nos próximos três anos, sendo quatro só neste ano.
Veja mais
+ Volkswagen comemora 65 anos de Brasil
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Como bem notou o jornalista Gustavo Henrique Ruffo, da KBB Brasil, o veículo (apelidado de Powerful Family SUV) até passaria relativamente despercebido não fosse a semelhança gritante com o esboço liberado pela própria VW há algumas semanas.
É o mesmo carro: os vincos em profusão, o formato dos faróis e até o desenho das rodas coincidem.
Segundo Herbert Diess, chefão da Volkswagen global, o "SUV popular" da marca (ele mesmo chamou o modelo de "Volks-SUV", que pode ser lido como SUV da Volkswagen de forma simplista ou, se traduzirmos diretamente do alemão, utilitário esportivo "do povo") será lançado na China em agosto, mas também será produzido na Rússia, México (por onde o mercado norte-americano será abastecido) e... Argentina -- planos que noticiamos anteriormente o colocavam com fabricação no Brasil.
O nome do novo SUV deve ser Tarek, conforme a própria VW divulgou em uma apresentação para o mercado argentino. Durante a apresentação realizada na China, a própria empresa se referiu ao carro como Tharu em uma legenda inserida na transmissão do evento. Vale lembrar que Diess já havia afirmado que a decisão dos nomes fica a cargo dos mercados regionais.
Base de Jetta
Seja qual for a decisão, o Tharu/Tarek é baseado no Skoda Karoq, apresentado na Europa neste ano. Será dele a responsabilidade de disputar mercado com o Jeep Compass. Enquanto ele não estreia no mercado brasileiro (o que acontecerá apenas em 2020), esta missão caberá ao novo VW Tiguan com cinco lugares, cujo lançamento acontecerá em abril.
O SUV aproveitará a plataforma MQB do novo Jetta, que será lançado por aqui em 2019 – antes disso ele será uma das atrações da VW no Salão do Automóvel de São Paulo. Assim, ele deve herdar a boa distância entre eixos de 2,68 m do Jetta. Dele também podem vir a motorização 1.4 TSI (há chances de a 2.0 TSI também ser incluída), bem como a nova transmissão automática de oito marchas.
Também é grande a probabilidade do carro adotar tecnologias presentes no Golf e outros modelos da marca, como sensores semi-autônomos (aceleração e frenagem automáticos, manutenção de faixa, ponto cego, leitura de obstáculos na traseira), painel digital e integrado ao sistema multimídia (como no Polo brasileiro) e integração com celulares de última geração.
E o T-Cross?
Ainda não foi desta vez que a Volkswagen apresentou a versão definitiva do T-Cross -- que já teve alguns segredos "revelados" pelo Skoda Vision X.
Entretanto, quem já viu o modelo ao vivo disse que um dos SUVs exibidos no evento chinês (o Advanced Mid-size SUV) lembra muito o futuro utilitário esportivo baseado no Polo. A frente, por exemplo, é praticamente a mesma do T-Cross -- que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.
Em tempo: o nome do Advanced Mid-size SUV deve ser Tayron -- informação até então desconhecida e revelada apenas nesta sexta (23).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.