PUBLICIDADE
Topo

Sem versão Cross, Etios ganha ESP e outro tapa no visual na linha 2019

Mudança visual? Existe, mas é simples: moldura da grade central foi pintada de preto... e só - Divulgação
Mudança visual? Existe, mas é simples: moldura da grade central foi pintada de preto... e só
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/03/2018 04h00

Fim da versão "off-road" abre caminho para Yaris aventureiro

Estamos em março, mas a Toyota apresentou nesta sexta-feira (9) a linha 2019 do Etios -- com novidades em termos de segurança, design e conteúdo.

A principal novidade é a inclusão de controles de tração, de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas em todas as versões, com exceção da recém-criada X-STD, voltada apenas para vendas diretas. Dessa forma, a gama de versões do Etios agora é formada pelas versões X, X-Plus (substituindo a antiga XS), XLS e Platinum.

A notícia mais importante, porém, é o fim do Etios Cross, fato que abre caminho para uma versão aventureira do Yaris -- futuro compacto premium da marca que começa a ser produzido no Brasil em junho e chega ao mercado no segundo semestre deste ano.

Toyota Etios Sedan 2019 - Divulgação - Divulgação
Toyota Etios Sedan 2019: não há mudanças na traseira e nem na lateral do modelo
Imagem: Divulgação

Veja preços e equipamentos do novo Etios:

+ Etios X-STD M/T: R$ 47.270 (hatch); R$ 52.110 (sedã)
Motor:
1.3 16V, de 88/98 cv (a 5.600 rpm) e 12,5/13,1 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina/etanol (hatch); 1.5 de 102/107 cv (a 5.600 rpm) e 14,3/14,7 kgfm (a 3.100 rpm) com gasolina/etanol (sedã).
Câmbio: manual de seis marchas.
Itens de série: ar-condicionado; direção eletro-assistida progressivamente; chave com comando de abertura e fechamento das portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança desafivelado; vidros dianteiros e traseiros elétricos, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e abertura interna do porta-malas (este último apenas no sedã).

+ Etios X: R$ 48.400 (M/T) e R$ 53.440 (A/T) para o hatch; R$ 53.240 (M/T) e R$ 58.270 (A/T) do sedã
Motor: 1.3 de 88/98 cv e 12,5/13,1 kgfm (hatch); 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm (sedã)
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
Itens de série: mesmos equipamentos da versão X-STD mais controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, faróis com máscara negra, lanternas fumê e grade frontal com moldura preta.

+ Etios X-Plus: R$ 54.920 (M/T) e R$ 59.960 (A/T) para o hatch; R$ 57.770 (M/T) e R$ 62.820 (A/T) no sedã
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
Itens de série: mesmos equipamentos da X, mais rádio com Bluetooth, entradas auxiliar, USB e sistema para leitura de arquivos em MP3; volante com comandos de som e computador de bordo; apliques cromados nas saídas de ar-condicionado e na base da manopla da alavanca da transmissão; abertura interna do porta-malas; bancos com revestimento bicolor; descansa-braços no banco do motorista (somente na versão automática); rodas de liga leve de 15 polegadas; luzes de setas nos retrovisores externos e piloto automático (apenas na versão automática).

+ Etios XLS: R$ 64.440 (hatch A/T) e R$ 67.320 (sedã A/T)
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: automático de quatro marchas.
Itens de série: mesmos equipamentos da X-Plus com o acréscimo da tela touchscreen e espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas e revestimento em couro sintético nos volantes e bancos.

+ Etios Platinum: R$ 67.690 (hatch A/T) e R$ 71.150 (sedã A/T)
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: automático de quatro marchas.
Itens de série: mesmos equipamentos da XLS, mais grade frontal com detalhe cromado; manopla de câmbio revestida em couro; carpetes diferenciados; aerofólio (apenas no sedã); central multimídia com Bluetooth, TV digital, DVD e GPS; sensor de estacionamento e câmera de ré.

Veja mais

Veja como é o interior do novo Ford Ka
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Outra plástica

Após realizar uma significativa reestilização em 2016, a Toyota fez mudanças discretas desta vez, pintando a moldura da grade central de preto para combinar com as máscaras negras nos faróis -- mesmo acabamento aplicado nas lanternas.

O Etios foi lançado no Brasil em 2012 custando menos de R$ 30 mil, mas o design pouco atraente (principalmente do interior) não seduziu o cliente da época, acostumado com modelos como VW Gol, Fiat Palio e Chevrolet Onix, sem contar o então recém-chegado Hyundai HB20.

Diante disso, a Toyota fez mudanças significativas nos anos seguintes.

Em resumo, o projeto indiano ganhou painel de instrumentos digital no lugar dos mostradores de aparência pobre, acabamento interno mais refinado, mais itens de série e uma aguardada reestilização, como dito, em 2016. Todas as mudanças, aliadas ao lançamento de versões com câmbio automático, alavancaram as vendas do compacto.

Toyota Etios X 2019 - Divulgação - Divulgação
Versão mais simples do carro, que foi vendida no Brasil por menos de R$ 30 mil, agora custa R$ 47.270
Imagem: Divulgação