Topo

"Galã" da Audi, novo A8 anda sozinho, desvia de buraco e faz massagem no pé

Marcello Sant'Anna e Maísa Salmi

Do Auto+, em São Paulo (SP).

27/08/2017 04h00

Sedã grande de luxo é primeiro carro a ser produzido comercialmente com nível 3 de autonomia a velocidades de até 60 km/h

Com a quarta geração do seu sedã grande A8, a Audi quer materializar aquilo que considera o futuro da classe de luxo e garantir que seu modelo vire a referência de tecnologia do segmento.

Para entender essa pretensão é preciso saber que o novo A8 será o primeiro carro produzido em série capaz de rodar pelas ruas sozinho, de fato, já que agora ele conta com automação nível 3.

Claro, que ele é o modelo mais caro e equipado da linha, tendo inclusive versões com acabamento totalmente customizável pelo comprador. Trata-se de um lançamento tão importante, que a marca tratou de colocá-lo até a serviço de Hollywood: o modelo participou da divulgação do filme "Spiderman: De volta ao lar".

SIGA UOL CARROS NO YOUTUBE

+ Inscreva-se no canal: https://goo.gl/B4mHyi

+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/

Na prática, o motorista no comando do novo A8 pode tirar completamente as mãos do volante em velocidades de até 60 km/h, já que o carro tem sensores para medir velocidade e distância de veículos que trafegam à frente, atrás e dos lados. Além disso, lê placas, analisa o asfalto (e sua suspensão pode evitar que a roda passe dentro de buracos) e até prepara a carroceria para resistir melhor a uma batida. 

Mas essa é apenas uma parte do imenso pacote de atrativos da nova geração do A8, que conta com sistema para estacionar sozinho por aplicativo de celular, motores V6 a gasolina e diesel, versão elétrica e até um 6.0 de 12 cilindros de 585 cavalos de potência. Na cabine, praticamente todos os comandos são feitos em painéis e telas sensíveis ao toque e para quem viaja atrás, geralmente o dono do carro nessa categoria de luxo, tem direito até a massageador de pés.