Topo

Volks mostra novo Polo em vídeo; carro estreia no Brasil ainda este ano

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/05/2017 15h24

Marca libera teaser da sétima geração do hatch; assista

Antes de sair de linha, o Volkswagen Polo andava meio esquecido no Brasil, com vendas em baixa e congelado na quarta geração -- na Europa, vale lembrar, ele estava na quinta. Faz praticamente dois anos que ele deixou de ser vendido por aqui.

Mas como UOL Carros adiantou em março com exclusividade, a marca agora tem grandes planos para o hatch -- a sexta geração começa a ser produzida em São Bernardo do Campo (SP) dentro de dois meses, antes mesmo da sua apresentação mundial em setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha).

Com o lançamento está cada vez mais próximo, a Volks começa a divulgar "teasers" do modelo, que teve alguns protótipos flagrados rodando em vias públicas, ainda camuflados. Oficialmente, a montadora lançou um vídeo do hatch em ação, também disfarçado, que você confere no topo desta reportagem.

O que dá para ver?

O vídeo mostra apenas a parte externa do Polo, que lembra um Golf um pouco menor -- exatamente a mesma proposta de seu lançamento, em 1975, quando começou sua trajetória de sucesso, que hoje bate em cerca de 14 milhões de unidades vendidas, boa parte delas na Europa.

As semelhanças com o Golf também estão longe dos olhos, já que o hatch vai ser poduzido sobre a plataforma modular MQB A0, uma versão encurtada da utilizada pelo "irmão maior", que, por sinal, também é fabricado no Brasil desde o fim de 2015, na planta da Volks em São José dos Pinhais (PR).

O Polo vai formar família por aqui, dando origem a um sedã, que será chamado Virtus, uma picape ligeiramente maior que a Saveiro (ainda sem nome, mas que pode ser justamente... Saveiro) e um SUV compacto -- que pode ser o T-Roc, que está prestes a ser lançado nos Estados Unidos e na Europa e será posicionado em porte e preço abaixo do Tiguan, cuja segunda geração chega ao Brasil no começo do ano que vem, com importação do México (e não mais da Alemanha, como a atual).

No Brasil, o Polo chega no segundo semestre, seguido pelo Virtus no começo de 2018, depois pelo SUV e, por último, pela picape. Ele deverá ser equipado com os motores 1.4 e 1.0 TSI, ambos turbinados, e possivelmente com o 1.6 16v de 120 cv aspirado na versão de entrada -- todos já disponíveis na linha VW comercializada no país.