VW up! e Polo alemães vão usar bloco de motor 1.0 brasileiro
Não há dúvidas de que o motor 1.0 3-cilindros da família EA211, produzido pela Volkswagen em São Carlos (SP) e usado atualmente por up! e Fox, é um dos mais modernos à disposição do mercado automotivo brasileiro. Até a matriz da fabricante alemã reconhece isso.
Nesta terça-feira (15), a filial brasileira anunciou o início das exportações do bloco deste propulsor para a Alemanha, onde serão utilizados como base para os motores de 1 litro que equipam as atuais gerações de up! e Polo. Com eles, a Volks alemã deve promover por lá, em 2016, a estreia do 1.0 turbo, já existente aqui nas versões TSI do up!.
Segundo a montadora, um primeiro lote com 46 mil unidades será enviado até o fim deste ano. Para 2016, a expectativa é que outras 45 mil sejam compradas.
Usinado em alumínio, o bloco do 3-cilindros pesa, de acordo com a Volkswagen, quase 25 quilos a menos do que a base de um propulsor 4-cilindros convencional de ferro. Sempre flex no Brasil, o 1.0 EA211 usa ainda tecnologias como quatro válvulas por cilindro com duplo comando variável e injeção direta, para chegar a 82 cv na configuração aspirada e 105 cv na turbo, sempre com etanol.
Atualmente presente em toda a gama do up! e também nas versões 1.0 do Fox, tal motor está programado para, em 2016, entrar na linha de Gol e Voyage reestilizados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.