Único Kia ainda rentável no Brasil, Sportage ganha traços de Porsche
Não é segredo que a Kia foi uma das marcas mais prejudicadas com a adoção de cotas para importação a partir do programa Inovar-Auto, em 2012. Ainda sem planos concretos para abrir uma linha de produção no Brasil, a fabricante coreana encolheu de uma média de 6.432 unidades emplacadas mensalmente em 2010 para 1.460 registradas nos sete primeiros meses deste ano.
Em meio ao intenso processo de retração, um único modelo conseguiu se sustentar: o Sportage. Na contramão de todo o resto da linha, que praticamente sumiu das ruas brasileiras, o SUV compacto apresentou ligeiro crescimento nos últimos anos, atingindo pico de 10.381 exemplares comercializados em 2014. De janeiro a julho de 2015, foram 4.474 unidades vendidas, o que representa quase 45% de todo o volume da montadora no país.
No Salão de Frankfurt 2015, em setembro, sua quarta geração deve aparecer ao público pela primeira vez, inaugurando nova identidade visual. Nesta segunda-feira (17), a Kia antecipou alguns esboços, que compartilhará plataforma com a nova geração do Hyundai Tucson, apresentada há alguns meses, em Genebra.
Músculos
Pelos desenhos, nota-se que o Sportage deve ganhar traços mais esportivos. Provas disso são o desenho do capô e os faróis salientes, que lembram muito o desenho de dois SUVs da Porsche, Cayenne e Macan. Entretanto, a grade frontal segue a assinatura da marca, com bordas superior e inferior seccionadas.
A parte traseira do esboço mostra lanternas mais afiladas e unidas por um filete cental. Elas também contam com faixas de LED formando efeito tridimensional. A lateral musculosa, com vincos bem definidos, linha de cintura alta e rodas desproporcionais também chama a atenção, evidenciando os exageros de um modelo ainda em fase conceitual.
No Brasil, a atual geração é vendida em três versões, a partir de R$ 99.900.
O Salão de Frankfurt 2015 será realizado entre os próximos dias 17 e 27 de setembro e terá cobertura completa e in loco da equipe de UOL Carros.
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