Chevrolet Cruze chinês mostra que GM do Brasil parou no tempo
![Novo Cruze foi apresentado pela 1ª vez aos chineses no Salão de Pequim de 2014 - AFP](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/2015/04/20/nova-geracao-do-chevrolet-cruze-e-apresentado-aos-chineses-por-edward-welburn-homem-forte-do-design-global-da-gm-1429574055031_615x470.png)
Na China, o maior mercado automotivo do mundo, Chevrolet, Buick e Cadillac -- três submarcas da GM -- convivem. A primeira delas, a única no Brasil, é a que menos vende, mas mesmo assim, devido ao tamanho do mercado, ela está um passo a frente do que conhecemos no Brasil. A maior prova disso é a nova geração do sedã Cruze, um dos destaques da marca no Salão de Xangai 2015.
Por aqui, o Cruze mudou no final do ano passado e recebeu uma geração completamente nova, totalmente diferente da oferecida ao brasileiro, um pouco menor, mas mais esportiva, moderna e muito mais bonita. UOL Carros a conheceu nesta segunda-feira (20), no estande da marca. Aprovada.
Com um quê de Ford (a frente é muito parecida com os modelos da marca rival que se baseiam no estilo Kinetic Design 2.0), o desenho é totalmente novo e incorpora o padrão visual que marca planeja implantar em seus carros, iniciado pelo sedã grande Impala, que deixa para trás a grade bipartida. A dianteira, bem simples e esportiva, tem um filete de LED sobre os faróis de neblina que indica a possível (a praticamente óbvia) globalização do carro, já que tal equipamento é simplesmente decorativo por aqui, mas faz parte dos regulamentos de segurança europeus. Atrás, a iluminação das lanternas são inspiradas nas do novo Corvette e há apenas um ponto desnecessário: a barra cromada que liga as duas fontes de luz.
Por dentro, as mudanças visuais são sutis e o carro praticamente mantém o desenho do painel do modelo atual. As novidades estão nos recursos tecnológicos, alguns ainda inéditos para carros dessa categoria. A iluminação ambiente foi revista e o carro recebeu o sistema de entretenimento MyLink 2, a mais moderna configuração do sistema multimídia da marca, com tela de oito polegadas.
Mais legal que os brasileiros...
Beleza é algo subjetivo e discutível na maioria dos casos, mas na opinião deste repórter, o novo Cruze é mais bonito que qualquer sedã médio vendido atualmente no mercado nacional. O Ford Focus Sedan, que muda em alguns meses, é o que chega(rá) mais perto do modelo da GM neste quesito.
Na china, o carro utiliza motores 1.5 aspirado (114 cv e 14,9 kgfm de torque) e 1.4 turbo (150 cv e 24 kgfm), ambos a gasolina -- para Europa e EUA, uma versão com motor 2.0 turbodiesel é esperada. A transmissão pode ser manual ou automática de seis marchas ou automatizada DCG (dupla embreagem), de sete velocidades. O carro mede 4,57 m de comprimento, tem 2,66 m de entre-eixos (no Cruze brasileiro, são 4,60 m e 2,69 m, respectivamente) e custa entre 109.900 e 169.900 yuans, algo em torno de R$ 35 e R$ 55 mil.
... mas longe do Brasil
Com a recente atualização do Cruze nacional, a nova geração ainda roda longe no Brasil, e deve começar a rondar nosso mercado somente a partir de 2016, inicialmente vindo da Argentina, onde chegará primeiro. O novo Cruze será feito sobre a base da plataforma Delta 2XX, uma evolução da atual Delta 2.
Malibu também muda
Outro estreia da marca em Xangai, o sedã grande Malibu (que já havia sido mostrado no Salão de Nova York, há algumas semanas) cresceu ainda mais, para 4,93 metros de comprimento (ganho de 5,8 cm) e 2,94 m de entre-eixos (9,1 cm a mais), mesmo ficando cerca de 135 kg mais leve. As linhas também são mais atuais: enquanto a frente, assim como no Cruze, remete a um carro da Ford, a traseira lembra a de um Hyundai/Kia. O painel abandonou a inspiração vinda do Camaro e agora possui a mesma tela tátil do sedã menor. Entre as tecnologias aplicadas estão a opção de recarga sem fio para celulares; câmera traseira; frenagem automática e assistente para estacionamento.
O motor de entrada passa a ser um 1.5 Ecotec turbo, de 160 cv e 25,5 kgfm de torque, que segundo a GM pode fazer 11,5 km/litro na cidade e 15,9 km/l na estrada. O câmbio desta versão é automático de seis marchas. Já o Malibu mais caro tem motor 2.0 turbo de 250 cv e 35,7 kgfm, com caixa automática de oito marchas. Há ainda um versão híbrida, que alia um motor 1.8 a gasolina a dois motores elétricos (derivados do Volt). No Brasil, o Malibu deixou de ser vendido em 2013, após a venda de um lote com dezenas de unidades da atual geração.
Viagem a convite da JAC Motors Brasil
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