Volks mostra up! aventureiro, perua do Golf e conceito de futuro jipinho

Dias antes do Salão de São Paulo, a Volkswagen encheu o peito para dizer que provavelmente bateria o recorde de lançamentos no evento, com 13 novidades. Seis delas foram antecipadas a jornalistas: Jetta 2015 (que será nacionalizado no ano que vem), SpaceFox, SpaceCross (ambos derivados do novo Fox), Fox Pepper (uma versão-conceito apimentada do hatch), Saveiro Surf (retorno de uma série voltada ao público jovem) e Amarok Dark Label (edição baseada na versão Trendline da picape).
Nesta terça-feira (28), em prévia do Salão para jornalistas, a montadora alemã completou a lista com os sete anúncios pendentes. Desses, três chamaram a atenção em especial: o cross up!, versão aventureira do subcompacto; a Golf Variant R-Line, que dá nome mais adequado à perua inspirada no hatch (antes, o modelo era vendido como Jetta Variant); e o conceito de SUV compacto T-Roc.
O primeiro chega às concessionárias no começo de novembro (segundo o site Carpress, por R$ 38.040), e confirma os rumores de que se renderia à modinha dos pseudo-aventureiros, repetindo inclusive a já manjada tática usada por outros modelos: manutenção do mesmo conjunto mecânico -- motor 1.0 MPI de 75/82 cv (gasolina/etanol), e opção de câmbio manual ou automatizado de cinco marchas --, e inclusão de itens meramente estéticos, como apliques na dianteira e na traseira, faixas laterais em plástico preto e rack de teto. A lista de equipamentos é baseada na versão high up!.
Por fim, o conceito T-Roc, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2014, esboça uma nova identidade visual para a marca, e guarda grandes chances de virar um utilitário compacto global posicionado abaixo do Tiguan. Caso vire mesmo um modelo de produção, o moderno jipinho tem boas chances de pintar no mercado brasileiro (fontes da fabricante confirmaram essa possibilidade a UOL Carros), preenchendo um segmento cada vez mais visado pelas concorrentes e no qual a linha da Volks apresenta uma surpreendente lacuna.
A grade com divisórias em forma de colmeias saltadas, os faróis afilados e com dois grandes cristais de LED, as luzes de neblina bastante destacadas, o teto removível, as rodas de 19 polegadas e a presença de apenas duas portas evidenciam uma proposta bastante esportiva. O motor é um turbodiesel de 184 cavalos, com a mesma transmissão da Golf Variant e tração integral. A plataforma é a modular MQB, utilizada em diversos modelos da fabricante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.