Topo

Venda de carros importados cai 9,2% no ano, e Copa deve piorar negócios

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/06/2014 15h48

Os emplacamentos de maio registrados pela Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) caíram 6,8% na comparação com abril. O resultado foi aquém do aguardado pela entidade, que esperava desempenho melhor porque maio teve um dia útil a mais que abril.

Segundo relatório da entidade, 40.176 unidades foram emplacadas nos cinco primeiro meses do ano, queda de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2013. Comparando o mês passado com maio de 2013, a queda foi de 23,4%.

JAC J3 Turin 1.5 S Jetflex - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Algumas importadoras, como as chinesas Chery e JAC (na foto, o sedã J3 Turin), esperam pelo final das obras de suas fábricas no Brasil para respirarem no mercado
Imagem: Murilo Góes/UOL
"O mercado não reagiu como esperávamos e essa tendência não deverá mudar em junho, mês que será impactado por feriados e pela Copa do Mundo", afirma Marcel Visconde, presidente da entidade. "A tendência de queda que o setor tem registrado demonstra que os consumidores estão menos confiantes", completa.

A melhora na venda de importados, de acordo com expectativas da própria Abeifa, deve acontecer após a Copa. A entidade confia na reação do mercado, apoiada por lançamentos e eventos. "Teremos o incentivo do Salão do Automóvel. Ele sempre movimenta o setor, pois além dos lançamentos, as empresas preparam diversas ações de marketing", enfatiza Visconde.

QUEM É ABEIFA
A Abeifa, que já foi conhecida como Abeiva, é a associação brasileira que representa as montadoras e importadoras de veículos no Brasil. Suas marcas associadas são Aston Martin, Bentley, BMW, Changan, Chery, Chrysler/Dodge/Jeep/RAM, CN Auto, Ferrari, Geely, Hafei, Haima, JAC, Jaguar Land Rover, Jinbei, Kia, Lamborghini, Lifan, Maserati, Mazda, Mini, Porsche, Rolls Royce, SsangYong, Suzuki e Volvo.