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Europeus têm novo Civic Type R, e Honda promete superperformance

André Deliberato

Do UOL, em Genebra (Suíça)

06/03/2014 15h48Atualizada em 06/03/2014 18h06

O grande destaque da japonesa Honda no Salão de Genebra 2014 é o novo protótipo esportivo do Civic hatch, o Type R Concept. Trata-se, segundo a fabricante, de um verdadeiro carro de corrida liberado para o uso nas ruas, cujo objetivo -- entre outros -- é cravar o recorde de velocidade no lendário circuito alemão de Nürburgring (para carros de tração dianteira).

A produção do novo Type R (que chegará à quarta geração; a primeira é de 1997) será exclusiva para a Europa, e sua chegada àquele mercado está marcada para o ano que vem. O Brasil continuará sem opção dois-volumes do Civic (e muito menos essa variação endiabrada).

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    Visual do Type R é extremamente agressivo, mas todas as partes têm função

Os diversos elementos na carroceria do novo Type R não são apenas estéticos. Além de colaborar para o design invocado do modelo, eles partem da "necessidade de reduzir o arrasto, aumentar o downforce, fornecer refrigeração adequada e conseguir um bom fluxo de ar", segundo a descrição da própria Honda. As saias e spoilers sob os parachoques, nas laterais e na traseira, são essenciais para o rendimento apimentado. Em geral, o visual ficou mais "cortante" que o da terceira geração do Type R, com faróis que lembram lâminas e cantos agressivos.

De acordo com a marca, os testes feitos em Nürburgring fizeram seus construtores apelidá-lo de "carro de corrida para as ruas". No entanto, a Honda guarda segredo dos números da performance do Type R.

Para constar: em 2011 o Renault Mégane R.S. fechou o circuito alemão em 8m07.9s, obtidos com um motor 2.0 turbo de 265 cavalos; o Seat Leon Cupra, baseado no Golf, cravou no último domingo (2) um tempo ainda melhor, de 7m58.4s na mediação da própria Seat.

MOTOR
Sob o capô do Civic Type R , há um motor quatro-cilindros 2.0, turbo e com injeção direta de gasolina, capaz de render 280 cavalos de potência (o atual Type R europeu, de 2007, rende 201 cv). O grande diferencial está no uso do comando variável de válvulas V-TEC (já conhecido de outros propulsores da marca). O novo conjunto integra a família de motores Earth Dreams Technology. O câmbio é manual de seis marchas.

Além do Mégane R.S. e do espanhol Leon Cupra (modelo menos popular que o francês), seus principais concorrentes são Ford Focus ST, Opel Astra OPC e Volkswagen Golf GTI.