Topo

Novembro de baixa expõe fragilidade na venda de carros em 2013

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/12/2013 20h12

Pouco há o que celebrar quando se acessa o relatório oficial de vendas da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) referente a novembro. Excetuando um índice, o de média diária de vendas, todos os outros foram menores do que seus respectivos parâmetros de comparação, sejam eles o mês de outubro, novembro do ano passado ou mesmo o acumulado de todo o ano.

Levando-se em conta os segmentos de automóveis e comerciais leves, o documento divulgado nesta segunda-feira (2) aponta, em relação ao mês anterior, queda de 8,06% no total de vendas (288.221 contra 313.418), mesmo que a média de emplacamentos a cada dia útil tenha sido 3,07% maior (21.259 contra 20.625).

Segundo a federação, o grande problema foi o número reduzido de dias úteis, 20, dois a menos do em que em outubro. Além de já ser oficialmente um mês de 30 dias, novembro ficou ainda mais "reduzido" por conta dos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra. “Se tivéssemos tido 22 dias úteis em ambos os meses, o mercado teria crescido 3,07%. Assim, o resultado pode ser considerado positivo", ameniza o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti.

Ao se relacionar os dados com os do ano passado, as estatísticas também não ficam tão animadoras. No confronto com novembro de 2012, quando foram emplacados 296.997 unidades, o índice ficou 2,95% menor, o que contribuiu para acentuar a queda no acumulado anual. Agora, ela está na casa de 1,54%, ante 1,40% até outubro. Nos 11 primeiros meses deste ano, o Brasil negociou 3.240.020 unidades desses dois segmentos.

Depois de ameaçar até a liderança da Fiat em outubro, a GM voltou a cair na participação de vendas entre os automóveis e comerciais leves em novembro, passando de uma fatia de 19,41% do mercado para 17,85%. 
 
Quem aproveitou a oportunidade foi a Volkswagen, que deu mostras de recuperação, subiu a 18,24% e reassumiu a vice-liderança. Já a Fiat fez valer novamente sua condição de ponteira do ranking, chegando a 20,72%. Ford (9,22%) e Renault (7,20%) continuam a completar os cinco primeiros. Porém, com outro salto da coreana Hyundai, agora para 6,67%, o quinto posto dos franceses está cada vez mais ameaçado.
 
Entre os dez modelos com maior número de vendas, a única mudança foi a inversão entre o Renault Sandero e o Volkswagen Fox, com vantagem para o hatch francês, que passou à oitava posição. Enquanto isso, o concorrente da montadora alemã segue caindo pouco a pouco, após começar o ano entre os cinco mais emplacados.
 
Por falar em top five, nenhuma troca ocorreu nesse nicho, mas dois números chamam a atenção: por um lado, as vendas do Fiat Uno cresceram de 14.110 para 15.854 veículos em novembro, enquanto as do VW Gol caíram de 21.722 para 20.363. Nada que ameace o primeiro lugar do carro mais popular do país, mas não deixa de ser uma demonstração de força por parte do compacto italiano. Palio (13.316), Fiesta 13.265) e Siena (12.387) também fazem parte desse rol.
 
OUTROS SEGMENTOS
Os demais segmentos mensurados pela Fenabrave acompanharam a tendência e também fecharam o último mês em baixa. As motocicletas tiveram estatísticas mais animadoras, com retração de só 1,07% no comparativo com outubro (122.229 contra 123.552). Em relação a novembro de 2012, houve até uma leve subida, 0,37%. Nada disso evitou que o acumulado do ano continuasse em déficit de 8,30% para as duas rodas.

Já entre caminhões e ônibus, a redução ficou em 11,88% de um mês para o outro, e de tímido 0,11% no confronto com 12 meses atrás.