Topo

Honda apresenta nova geração do City na Índia

Nova geração do sedã Honda City, a quarta global, é apresentada em Nova Déli (Índia) - Adnan Abidi/Reuters
Nova geração do sedã Honda City, a quarta global, é apresentada em Nova Déli (Índia) Imagem: Adnan Abidi/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/11/2013 13h49

A Honda apresentou nesta segunda-feira (25), em Nova Déli (Índia), a nova geração do City, que chega às lojas daquele mercado em janeiro. Como é habitual ao marketing da fabricante japonesa, o modelo foi chamado de All New City e representa a quarta geração do sedã na Ásia.

Detalhes

  • Divulgação

    Acima, a nova frente do City, que ficou mais arrojado em roper com o estilo atual.

    Traseira ficou classuda com lanternas irregulares e longas como no sedã grande Accord.

  • Divulgação
  • IndianAutoblog

    Interior também parece só uma atualização, ainda que haja botão de partida e tela multimídia.

Não há informações sobre a chegada do novo modelo ao Brasil, que convive com apenas uma única geração do City (a terceira global) desde o início de sua produção local em Sumaré (SP), em 2009, passando pela reestilização de 2012 (no mundo, o primeiro City surgiu em 1998). De toda forma, executivos da marca para Ásia e Oceania afirmam que o novo City será vendido em 60 países -- o atual está em 55 mercados.

Visualmente, o novo City mantém linhas características a ponto de parecer mais uma reestilização do que uma geração inteiramente nova, numa repetição do fenômeno ocorrido com a atual geração do sedã médio Civic. O estilo, chamado pela Honda de "H" , deixa o conjunto óptico está mais complexo, mas mantém o formato geral do atual. A grade frontal de três lâminas foi substituída pelo padrão "alado" com um único elemento servindo de suporte ao emblema da Honda sublinhado por tomada de ar com um único friso horizontalizado. O para-choque está mais esportivo, com protuberâncias e recortes que lembram os utilizados no Civic; há ainda novos nichos para as luzes de neblina, agora localizadas mais nas extremidades da peça.

Lateralmente, porém, muito pouco parece ter mudado, a ponto do carro manter o vinco que se inicia na ponta das lanternas traseiras e segue até atravessar quase que totalmente a porta dianteira. Por falar em lanternas, elas estão maiores e lembram mais as peças do sedã grande Accord, que as do Civic.

Valores para a nova geração não foram citados.

IGUAL E DIFERENTE
Assim como o visual, as medidas do All New City também mudaram pouco. A Honda não informou se este modelo usa a nova plataforma compacta do Fit, que servirá de base também para o SUV compacto Vezel, mostrado na última semana no Salão de Tóquio, mas a imprensa especializada da Índia aponta nesta direção. De toda forma, o carro tem 4,44 metros de comprimento e 1,69 m de largura, mesmas distâncias do atual. No entanto, o sedã cresceu 10 milímetros na altura, agora em 1,49 m, e outros 50 mm no espaço entre-eixos, indo a 2,60 m.

Com isso, segunda montadora, o sedã fica mais fica mais espaçoso e confortável mantendo as caractéristicas compactas do segmento.

  • Divulgação

    Medidas gerais seguem inalteradas, mas espaço entre-eixos foi ampliado em 5 cm

O interior foi atualizado e conta com um "futurista" cockipit de camadas flutuantes, nas palavras da Honda. Não foram divulgadas imagens oficiais do interior, mas fotos feitas pela publicação IndianAutoblog, responsável também pelo vídeo que pode ser visto abaixo, mostram que não se trata do recurso de painel de instrumentos em dois níveis usado no Civic, mas apenas de uma evolução do padrão do City atual -- estão lá, atrás do volante, os três mostradores circulares. O sistema multimídia, porém, está mais avançado e inclui uma tela ampla. Há ainda botão de partida.

Segundo a Honda, o motor a gasolina é o 1.5 i-VTEC atualizado e um inédito 1.5L i-DTEC, a diesel. No Brasil, o City atual usa o 1.5 flex, que gera 116 cv de potência e torque de 14,8 kgfm.