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Volvo V40, R$ 115.950, chega como carro mais seguro do mundo

Volvo V40: segurança total para encarar Série 1, Classe A e A3 entre os premium - Divulgação
Volvo V40: segurança total para encarar Série 1, Classe A e A3 entre os premium Imagem: Divulgação

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Vitória (ES)

05/06/2013 09h00Atualizada em 05/06/2013 20h13

A Volvo Cars apresenta nesta quarta-feira (5) à imprensa especializada brasileira o hatchback V40, revelado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012. Substituto do C30, o modelo já está nas lojas da marca desde o final de maio e compete com BMW Série 1 e os novos Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A no segmento premium se valendo do status de "carro mais seguro do mundo", capaz até de disparar um airbag (opcional) para proteger tronco e cabeça do pedestre em caso de atropelamento.

Falta à sueca Volvo, porém, o arsenal mercadológico das rivais alemãs, bem como a presença de mercado que renderia cota e acordo mais interessantes junto ao governo e pelo novo regime automotivo (atualmente restrita a 3.000 carros sem aumento de imposto e preço), além, é claro, de preço mais baixo. O Volvo V40 é mais caro que os rivais, com preço inicial de R$ 115.950.

Principal produto da marca para o país em 2013 -- e provavelmente único lançamento (leia-se carro inédito) da Volvo a desembarcar por aqui --, o V40 chega numa única configuração mecânica e três pacotes de opcionais. Um deles, o Safety, é que faz do hatch o carro mais equipado com itens de segurança ativa e passiva do mundo. E, com isso, espera-se que ele venda 700 unidades até o final do ano. Pouco para o segmento.

Está definida inicialmente para o Brasil apenas a versão Dynamic 2.0 Turbo, equipada com um motor de cinco cilindros em linha, 2 litros de capacidade e turbo, capaz de gerar 180 cavalos máximos (a 5.000 rpm) e 30,6 kgfm de torque (linear entre 2.700 e 4.000 giros). Há ainda sistema start-stop, que desliga o carro em paradas curtas, como em semáforos, poupando gasolina. A transmissão é a automática Geartronic de seis marchas.

Com este trem-de-força, a Volvo promete 0-100 km/h em 8,7 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.

A Volvo promete um total de 13 opções de cores para a carroceria (entre elas, dois tons de preto, dois de prata, dois de azul, dois de vermelho, cinza e branco)

O QUE ELE TEM
De série, o Volvo V40 está equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica (com três diferentes programas), painel de instrumentos digital (uma tela substitui as agulhas e marcações tradicionais), sistema de áudio de alta performance com oito falantes, conexão Bluetooth (celulares) e para tocadores de MP3/iPod, tela central de sete polegadas, bancos e volante de couro, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e de iluminação, piloto automático, acesso e partida do motor sem chave e rodas de liga-leve aro 17 (modelo Segomo).

AIRBAG DISPAROU

O airbag para pedestres de um V40 disparou durante prova que testava outro dispositivo de segurança do modelo. Um jornalista, que estava ao volante, errou a manobra. Executivos da marca reagiram com bom humor.

Como padrão de segurança, há o sistema City Safety (já conhecido de outros modelos da marca e que freia o carro automaticamente até a velocidade de 50 km/h, caso o motorista não reaja a um obstáculo), sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios com ABS (antitravamento), sistema de proteção contra impactos laterais, controle dinâmico de estabilidade, tração e estabilidade.

Os pacotes de opcionais são os seguintes, salientado-se que cada um dos itens deles pode ser comprado separadamente:

- Sport (R$ 12 mil): teto solar panorâmico, faróis de xênon adaptativos e rodas de alumínio de 18 polegadas (modelo Taranis).
- Tech (R$ 10 mil): sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, navegação por GPS e leitor de DVD. 
- Safety (R$ 15 mil): este é o pacote que faz do V40 o carro mais seguro do mundo (com 5 estrelas no Euro NCAP e direito a menção honrosa pelo feito) e inclui sistemas de detecção de ponto cego, de piloto automático adaptativo (acelera e freia o carro de acordo com ajustes do motorista e trânsito), de alerta de detecção de pedestres, de leitura de placas de velocidade, de assistente de mudança de faixa, de alerta de tráfego lateral (e correção de manobra, se necessário) e airbag externo para pedestres.

UOL Carros trará, em momento oportuno, suas impressões sobre o modelo.


Viagem a convite da Volvo