SRT Viper, esportivo de US$ 100 mil, tem linha de produção artesanal
Como é a linha de produção de um esportivo com motor de quase 650 cavalos e que custa quase US$ 100 mil? A fábrica do SRT Viper, na Conner Avenue, em Detroit, é pequena e foi reaberta após a Fiat ter assumido a Chrysler (dona da SRT).
São apenas 150 trabalhadores envolvidos na fabricação do Viper, todos vestidos informalmente -- alguns usam bermuda, outros camisa florida, nenhum deles traja macacão jeans sujo de graxa (típicos das oficinas de bairro) ou as roupas assépticas encontradas nas fábricas modernas.
Da montagem e inspeção dos blocos do motor V10 de 8,4 litros e 648 cavalos, passando pelos testes no dinamômetro com o carro ainda sem carroceria, até chegar ao momento de pisar fundo no acelerador (mas sem engatar o câmbio manual de seis marchas) para avisar da conclusão de mais uma unidade, a maior parte da montagem do Viper é artesanal e robôs auxiliam apenas nos momentos mais críticos.
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Em 2012, UOL Carros presenciou o encontro do piloto Emerson Fittipaldi com Richard McBride, operário que construiu o motor do lendário Corvette ZR1 usado como pacecar na Indy 500 de 2008, quando foi guiado pelo brasileiro. Relembre.
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