Topo

VW Up!, novo Beetle, Evoque e chineses passam por crash test

O compacto Up!, que será simplificado para o Brasil, recebeu nota máxima na Europa - Reprodução
O compacto Up!, que será simplificado para o Brasil, recebeu nota máxima na Europa Imagem: Reprodução

Da Redação

23/11/2011 21h21

Restando pouco mais de um mês para a virada de ano, tem muito fabricante mostrando carros das linhas 2012 e, veja só, até antecipando as novidades da linha 2013. Este é, portanto, o período ideal para a divulgação de dados sobre segurança de novos modelos -- nesta quarta-feira (23), a Euro NCAP mostrou as notas obtidas por 16 modelos, sendo que ao menos sete deles interessam diretamente ao brasileiro. O resultado serve ainda de aperitivo para a segunda sessão do Latin NCAP, variante para América do Sul e Caribe que apresentou nesta quinta-feira (24) os dados de sua avaliação com carros fabricados e/ou vendidos no Brasil.   

O Programa de Segurança Europeu de Segurança Automotiva (numa tradução da sigla Euro NCAP) avaliou os compactos Volkswagen Up!, Fiat Panda, Seat Mii, Skoda Citigo e Kia Rio; o híbrido Chevrolet Volt e o elétrico Renault Fluence ZE; o aventureiro Subaru XV, a estilosa nova geração do VW Beetle e o cupê derivado do Mercedes-Benz Classe C; o sedãs Jaguar XF e Chevrolet Malibu; os SUVs Range Rover Evoque e Jeep Grand Cherokee; e os chineses Geely Emgrand EC7 e MG6 (que é concebido e fabricado na China, apesar da marca ter origem inglesa).

Destes, sete nos dizem respeito mais profundamente:

- Up!: cinco estrelas (clique aqui para ler o relatório completo em inglês)
O hatch pequenino tem sua fabricação no país confirmada para 2014. Nos testes, além da nota máxima em colisão, recebeu menção honrosa pelo sistema de frenagem automática (sem interferência do motorista), item típico de veículos mais caros (como os da Audi e Volvo) e que certamente não estará presente na versão brasileira.

- Evoque: cinco estrelas
O baby Range Rover acaba de desembarcar por aqui com pinta de carro de estilo. No teste, teve bons índices de segurança ativa e passiva para ocupantes, apesar de ter ido mal na proteção a pedestres

- Grand Cherokee: quatro estrelas
O gigante americano chegou ao Brasil no começo do ano e foi apresentado aos europeus em setembro, com chancela da Fiat, mas perdeu uma estrela ao escorregar duas vezes: fraca segurança para pedestres e grave risco de ferimentos de cabeça para crianças acomodadas em cadeirinhas no banco do carona ou nos banco traseiros.

- MG6: quatro estrelas
O hatch disponível há algum tempo no Brasil obteve quatro estrelas, assim como o modelo da Geely, mas mostra evolução dos chineses.

- Classe C Coupé: cinco estrelas
Está nas lojas nacionais há pouco tempo e sua compra pode ser balizada pelas cinco estrelas alcançadas, apesar do susto no teste de estabilidade, onde foi mais instável que o MG6, por exemplo.

- Beetle: cinco estrelas
A novíssima geração do cupê deve chegar ao Brasil logo no princípio de 2012, vindo do México, talvez até ressuscitando o nome Fusca.

- Malibu 2013: cinco estrelas
A nova geração do sedã médio-grande é esperada para o próximo ano e virá ao país após o lançamento oficial no exterior. Na avaliação, derrapou apenas na segurança ao pedestre, por conta da frente e do capô largos e altos demais.  

A prova de crash test de cada um desses modelos pode ser vista na seleção de vídeos abaixo. Deleite-se (ou assuste-se):