Gol, Palio, 207, Meriva e Corolla decepcionam em teste de segurança

Foi lançado nesta segunda-feira (18), em São Paulo, o Latin NCAP, versão latino-americana e caribenha de um programa independente de testes de segurança em veículos já aplicado em diversas regiões do mundo, como Europa, Estados Unidos e Austrália.
Desempenhos de segurança específicos dos carros são avaliados numa escala de zero a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, mais seguro é o modelo.
NÍVEL DE SEGURANÇA SEGUNDO O LATIN NCAP
MODELO | ADULTOS | CRIANÇAS | VEJA O TESTE |
Toyota Corolla XEI com airbags | * * * * | * | |
Fiat Palio ELX 1.4 com airbags | * * * | * * | -- |
VW Gol Trend 1.6 com airbags | * * * | * * | -- |
Chevrolet Meriva GL Plus com airbags (modelo argentino) | * * * | * | |
Peugeot 207 1.4 com airbags | * * * | * * | |
Fiat Palio ELX 1.4 sem airbag | * | * * | |
VW Gol Trend 1.6 sem airbag | * | * * | |
Peugeot 207 1.4 sem airbag | * | * * | -- |
GEELY CK 1.3 sem airbag (não vendido no Brasil) | 0 | * * |
Líder de vendas no país, o Volkswagen Gol -- em sua versão sem airbags, que ainda têm de ser comprados como opcionais -- recebeu apenas uma estrela no teste de segurança específico para ocupantes dos bancos dianteiros, o qual consiste num impacto frontal a 64 km/h. Essa nota foi obtida também por outros dois modelos de grande vendagem no Brasil: Fiat Palio ELX 1.4 e Peugeot 207 1.4.
CLIQUE E ASSISTA
EM TAMANHO MAIOR
O pior resultado foi o do sedã chinês Geely CK, que não é vendido no Brasil e foi importado especialmente para o teste. Ele não recebeu nenhuma estrela no quesito impacto frontal.
No teste de segurança para os ocupantes traseiros, que simulava crianças, todos esses modelos -- Gol, Palio, 207 e CK -- receberam duas estrelas.
Após serem comunicadas sobre os resultados, Fiat, Peugeot e Volkswagen pediram que o procedimento fosse refeito, dessa vez com veículos dotados de airbags. A nova avaliação rendeu três estrelas para Palio e Gol, e duas para o Peugeot.
Foram avaliados mais dois veículos além dos modelos citados: Toyota Corolla XEI e Chevrolet Meriva GL Plus. O mais bem colocado foi o sedã japonês, que obteve quatro estrelas para os ocupantes da dianteira. O resultado para passageiros de trás, contudo, foi ruim: uma estrela. Já a Meriva recebeu três estrelas para os bancos dianteiros, mas repetiu a fraca nota do Corolla para os ocupantes do banco de trás.
No Brasil, o programa tem apoio da Proteste, uma associação de defesa do consumidor que avalia e testa produtos vendidos no país. Diante dos resultados do Latin NCAP (cuja sigla significa New Car Assessment Program), a entidade se manifestou pela antecipação da obrigatoriedade dos airbags frontais nos veículos nacionais, prevista para 2014, bem como a instalação de freios ABS (antitravamento) em todos os carros comercializados no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.