Yamaha XTZ 250 Ténéré, R$ 15.015, vira flex para poluir menos

Sexto modelo mais vendido pela Yamaha no Brasil em 2014, com 6.832 unidades, a XTZ 250 Ténéré foi atualizada para a linha 2016. A grande novidade está no motor, que é o mesmo monocilíndrico de 250 cc desde o lançamento, porém agora retrabalhado para aceitar gasolina e também etanol.
Com essa e outras alterações, o preço inicial subiu para R$ 15.015, R$ 1.025 (ou 7,32%) a mais do que a linha 2015.
“Os novos parâmetros foram determinantes para investirmos no aperfeiçoamento de nossa trail”, admitiu Ricardo Miyazaki, representante da área de planejamento de produto da marca.
De acordo com a Yamaha, o propulsor vai ganhar meros dois décimos de cavalo de potência quando abastecido com o combustível vegetal: são 20,9 cv, mais precisamente, contra os habituais 20,7 cv gerados pelo derivado do petróleo (sempre a 8.000 rpm). O torque, por sua vez, é de 2,09/2,1 kgfm (gasolina/etanol), disponíveis a 6.500 giros.
O painel de instrumentos agora é totalmente digital, em tela de LCD, e agrega uma luz referente ao sistema "Blue Flex". Quando acesa, ela indica que o motor está acima da temperatura ideal e, se o motociclista insistir em acionar uma marcha nessas condições, o sistema desliga automaticamente a moto para evitar superaquecimento.
Nova traseira
A traseira, um dos elementos mais criticados da Ténéré 250, recebeu atenção especial. O visual ficou mais elaborado com o uso de LEDs na lanterna de LED; o bagageiro teve a capacidade de carga aumentada de 4,7 para sete quilos; as alças de apoio do garupa foram redesenhadas e passaram a ser feitas em alumínio; já o escapamento passou a contar com um protetor na cor preto fosco.
Especificações ciclísticas foram mantidas: nas suspensões, a caçula da família usa quadro semi-duplo em aço e garfo telescópico de 220 mm de curso (dianteiro) e balança monoamortecida de 200 mm de curso (traseira); os freios são a disco, mas não há sistema ABS (antitravamento) nem rodas de alumínio, itens já presentes na rival Honda XRE 300.
A Ténéré 250 Blue Flex 2016 chega às concessionárias a partir da segunda quinzena de maio, nas cores azul, cinza fosco, branco e marrom metálico. O modelo tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem.
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