Volvo V90 levanta questão: onde foi parar a harmonia das peruas?
A Volvo apresentou esta semana em seu país natal, a Suécia, a V90, perua que compartilha a moderníssima plataforma modular da marca com o SUV XC90, já vendido no Brasil, e com o sedã S90, recém-lançado no Salão de Detroit. Assim como seus primos, a configuração wagon será um carro inteligente, com tecnologias semiautônomas que o permitem andar sozinho e evitar colisões com pedestres e animais.
Vista de frente, a V90 é idêntica ao S90: visual elegante, inspirado no SUV, e faróis cortados por um filete de LED em T representando o martelo de Thor. Tudo vai bem até chegarmos à traseira: a coesão dos traços dá lugar a um estilo mais controverso: linhas chapadas e exageradas na tampa do porta-malas, e lanternas em forma de um anzol mal desenhado remetem à estética "quadradona" da segunda metade dos anos 70 e década de 80.
Cadê a harmonia na hora de conceber o projeto? UOL Carros mostra agora uma lista de nove peruas, da própria marca sueca, que deveriam ter servido de inspiraçãopara desenhar a V90 mantendo a coerência do capô à ponteira do escapamento. Confira:
As peruas da Volvo
-
Volvo 221 Amazon (1962 a 1970)
membro da família de modelos médios Amazon, a 221 trazia componenentes estéticos típicos dos anos 60: grade larga, lanternas ressaltadas e suntuoso para-choque de ferro revestido em cromo.
-
Volvo P1800 ES 1972
Variante do cupê dos anos 60, a P1800 ES ainda seguia o estilo de traços arredondados, mas se notabilizava especialmente pela tampa do porta-malas de vidro inteiriço e pela longa saíad dupla e cromada de escapamento.
-
Volvo 245 Turbo (1974 a 1993)
Perua da clássica Série 240 apostava em visual cheio de linhas retas e com traseira bastante esticada. Parece um carro de funerária, é verdade, mas não dá para negar que há coerência na proposta.
-
Volvo 960 (1990 a 1998)
Derivação wagon do sedã executivo substituía a antiga 760 ainda com estilo "quadradão" e esticado, porém já com bloco de alumínio no motor 6-cilindros. Um facelift ocorrido em 94 suavizou o perfil chapado do modelo.
-
Volvo 850 T5 R (1991 a 1996)
Membro da família de médios dos anos 90, a 850 antecedeu a atual V70, sendo portanto avó da futura V90. Lanternas extremamente altas e para-choque ressaltado marcam o visual da estate, ainda bastante retilíneo.
-
Volvo V40 1995-2004
O nome que hoje identifica um hatch já serviu para chamar uma perua compacta-média entre segunda metade dos anos 90 e começo da última década. As linhas arredondadas, com vidro traseiro postado na diagonal, estavam de volta à moda.
-
Volvo V60 (em produção desde 2010)
Parente de S60 (sedã) e XC60 (SUV), a V60 é uma perua média já com a cara dos anos 2010: frente bicuda e caída, traseira cheia de vincos e sobressalências.
-
Volvo V70 (1996 a 2016)
Atual perua grande da Volvo, V70 já está um tanto desatualizada, mas não deixa de ter personalidade linear: lanternas invadindo as extremidades da tampa do porta-malas na coluna D, ampla área envidraçada e para-choque bojudo.
-
Volvo V90
Como imaginar essa traseira exagerada dessas convivendo com uma dianteira elegante como a do S90? Este será o desafio da V90, que chega no ano que vem já como linha 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.