PUBLICIDADE
Topo

Espaço para quê? Confira alguns dos menores carros do mundo

Renault Twizy - Murilo Góes/UOL
Renault Twizy Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/04/2020 04h00

Os espaços cada vez mais concorridos nas grandes cidades já fizeram as montadoras apresentarem projetos de carros pequenos, alguns deles para apenas um ocupante.

Conheça abaixo alguns dos menores carros já produzidos pelo mundo.

  • Toyota iQ

    Com 2,98 metros de comprimento, o carro tinha motor 1.0, 68 cv de potência e conseguia transportar três passageiros. De maneira controversa, o modelo chegou a ser cedido para a Aston Martin, que o vendeu como Cygnet para cumprir cotas de emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.

  • Subaru 360

    Com um motor bicilíndrico dois tempos de 356cc e um design que deixa um pouco a desejar, o carro possui 2,74 metros de comprimento e 1,21 metro de largura. A velocidade máxima do modelo é de 96 km/h, que com seus 16 cv de potência leva 37 segundos para ser alcançada. O Subaru 360 foi feito entre 1958 e 1971.

  • Romi-Isetta

    Este carro já é histórico por ter sido o primeiro fabricado no Brasil, mas também é um dos menores já feitos. Ele tinha 2,28 metros de comprimento, motor dois tempos de 9,5 cv e foi pensado como um modelo de baixo custo após o fim da 2ª Guerra Mundial.

  • Fiat 500

    Com apenas 2,97 metros de comprimento, o carro é até hoje um dos menores já produzidos na história, com seu motor bicilíndrico de 500 cc e 13 cv. Esta geração foi feita da década de 50 até 1975.

  • Smart ForTwo

    De propriedade da Mercedes-Benz, o Smart possui apenas 2,5 metros de comprimento - número que cresceu para 2,7 metros em gerações posteriores. O carro variava de 45 cv a 61 cv dependendo da configuração de motor.

  • Peel P50

    O modelo foi reconhecido pelo Guinness Book como o menor veículo de produção da história, com apenas 1,34 metro de comprimento. Ele tinha um motor DKW 49 cc que gerava 4,2 cv e o fazia chegar em 60 km/h. O carro pensava 59 kg.

  • Honda Beat

    Este foi o último modelo aprovado pessoalmente pelo fundador da marca, Soichiro Honda. Com design do estúdio italiano Pininfarina, o carro tinha motor de 656cc, menos de três metros de comprimento e 1,5 metro de largura. O modelo possui 64 cv de potência.

  • Commuter Cars Tango

    Com menos de um metro de largura (menor que a largura de muitas motos), o Tango é certamente o veículo com a aparência mais engraçada desta lista. Com motor elétrico, o carro feito pela Commuter Cars foi promovido por ninguém menos que o ator George Clooney, que o comprou no lançamento, em 2005. No entanto, suas vendas foram um fracasso.

  • Renault Twizy

    Com as portas laterais no estilo tesoura, o modelo elétrico de 2,32 metros de comprimento deu as caras pela primeira vez em 2012 e ainda é produzido pena Renault. Ele tem o alcance de 90 km.

  • REVA G-Wiz

    De fabricação indiana, o carro chama atenção pelo design estranho (apenas 2,6 metros) e o baixo nível de segurança, já que tirou zero nos testes de impacto feitos na Inglaterra. Com motor elétrico de 17 cv, ele chegava a apenas 80 km/h de velocidade máxima.