Até 14 km/l: confira o consumo das 5 picapes mais econômicas do Brasil
Já faz algum tempo que as picapes deixaram de ser apenas veículos de trabalho. Com a ampliação na oferta de versões com cabine dupla e a disponibilidade crescente de de itens antes restritos a carros de luxo, elas hoje atraem um público bem maior.
Versáteis, são usadas tanto para pegar no batente quanto para transportar famílias e isso acontece também entre os modelos mais compactos - vide o sucesso da nova geração da Fiat Strada, que viu as respectivas vendas dispararem após ganhar, pela primeira vez, a opção de carroceria com quatro portas.
A Strada hoje é o veículo mais vendido do Brasil, somando 85.384 emplacamentos de janeiro a setembro de 2021. Se levarmos em conta o "top 20", outras três picapes integram a lista: Fiat Toro, em sexto lugar, com 54.687 unidades comercializadas; Toyota Hilux, em 15º, com 32.570 vendas; e Chevrolet S10, que aparece na 20ª colocação, somando 25.956 exemplares emplacados.
E como fica a questão do consumo? Podemos dizer que tem picape que bebe menos do que muitos SUVs de sucesso.
Selecionamos as cinco opções de picape mais eficientes do mercado. As informações são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), cuja tabela atualizada UOL Carros recebeu em primeira mão.
Esta lista considera a versão mais econômica e barata de cada modelo, dentre aquelas equipadas com o mesmo motor.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
As 5 picapes com menor consumo de combustível
-
Fiat Strada Freedom Cabine Plus
Motor 1.3 flex de 109 cv, câmbio manual de 5 marchas
Preço: R$ 95.003Nota B
Consumo energético - 1,63 MJ/kmConsumo cidade - 8,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,7 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,8 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Saveiro Robust Cabine Simples
Motor 1.6 flex de 104 cv, câmbio manual de 5 marchas
Preço: R$ 70.990Nota C
Consumo energético - 1,89 MJ/kmConsumo cidade - 7,5 km/l (etanol)
Consumo estrada - 8,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 10,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,4 km/l (gasolina)
-
Renault Duster Oroch Express
Motor 1.6 flex de 120 cv, câmbio manual de 5 marchas
Preço: R$ 97.800Nota C
Consumo energético - 1,95 MJ/kmConsumo cidade - 7,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 7,7 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 11,2 km/l (gasolina)
-
Fiat Toro Endurance Turbo Flex
Motor 1.3 turbo flex de 185 cv, câmbio automático de 6 marchas
Preço: R$ 135.340Nota C
Consumo energético - 2,14 MJ/kmConsumo cidade - 6,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 7,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 9,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,7 km/l (gasolina)
-
Fiat Toro Endurance Turbo Diesel
Motor 2.0 turbo diesel de 170 cv, câmbio automático de 9 marchas com tração 4x4
Preço: R$ 169.437Nota D
Consumo energético - 2,33 MJ/kmConsumo cidade - 10,4 km/l (diesel)
Consumo estrada - 13,3 km/l (diesel)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.