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VW ID.Buzz: três utilidades da velha Kombi que a nova elétrica não tem

Depois de dois anos mostrando a "nova" Kombi no Brasil, a Volkswagen finalmente lançou o modelo. Seu nome, na verdade, é ID. Buzz, um veículo elétrico que buscou inspiração na Velha Senhora. E o lançamento não foi convencional. Assim como o outro veículo a bateria da marca, o ID. 4, a van é oferecida apenas na modalidade locação, por meio do programa Sign & Drive da montadora.

O preço inicial é R$ 13 mil por mês, o que acaba tornando o produto mais focado em pessoas jurídicas, especialmente empresas. Para pessoa física? A ID. Buzz pode ter sim uma utilidade legal, da qual falaremos mais adiante neste texto.

A Kombi, um projeto dos anos 40 que começou a ser produzido no Brasil nos 50, nos deixou em 2013. Em 56 anos, quase não mudou. Teve, em 2005, a substituição do motor a ar pelo a água. Porém, não conseguiu sobreviver à legislação que obrigou a instalação de air bags nos carros vendidos do País.

A Kombi sobreviveu tanto tempo por ter sido um modelo "mil e uma utilidades". Essa expressão ficou muito famosa em uma propaganda de esponja de aço, mas acabou sendo adaptado à van. Sua longa sobrevivência a transformou em patrimônio do País, amada por muitos brasileiros que já viveram histórias interessantes com o veículo.

E a ID. Buzz? Por ser conhecida como nova Kombi, será que ela também compartilha algumas aptidões da Velha Senhora? A verdade é que as principais o novo modelo não é capaz de cumprir - ao menos, não com a mesma eficiência.

Abaixo, veja três utilidades da velha Kombi que a nova não tem e uma que ela até seria capaz de cumprir, com ressalvas. E, depois, para que a ID. Buzz serve.

1 - Kombi escolar

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

A ID. Buzz até poderia ser uma van escolar. Mas de luxo, com mensalidades caras. A versão oferecida pela Volkswagen, Pro, só leva cinco pessoas. Três delas atrás.

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2 - Carreto de mudança

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Por isso, fica bem difícil levar móveis na nova Kombi. Até dá para carregar alguma coisa. Afinal, o teto é muito alto, e os bancos traseiros dobram, formando assoalho plano e oferecendo volume e mais de 2 mil litros.

Só que a carga útil da Velha Senhora era de uma tonelada. A nova Kombi tem quase a metade disso. Não é ideal para levar móveis, que costumam ser pesados.


3 - Alcançar locais de difícil acesso

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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A nova tem motor elétrico traseiro mas, apesar do teto alto, não se destaca pelo vão livre do solo. A mesma robustez da Velha Senhora ela não tem não. Além disso, se o local for muito remoto, a missão complica.

Afinal, o que fazer para recarregar a bateria da ID. Buzz? Pontos de recarga para carros elétricos não são muito comuns no Brasil. Ainda mais em lugares remotos.

A ID. Buzz tem bateria de 77 kWh. A autonomia, de acordo com o Inmetro, é de 337 km.

Transporte de frutas e verduras: sim, ela pode

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Dá para levar muita coisa para a feira, ou ao Ceasa. Mas é preciso ficar atento à capacidade de carga. Como bônus: sim, ela pode ser usada como barraca de caldo de cana.

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As verdadeiras utilidades

Mas é claro que isso é uma brincadeira pois, na realidade, ninguém nem está pensando em pagar R$ 13 mil de locação para fazer carreto, transporte de frutas ou vender caldo de cana. Para esses fins, a Velha Kombi ainda continua forte na batalha, mesmo fora de linha há mais de dez anos. E há outras opções mais econômicas e com melhor aptidão.

A nova Kombi é chique. É um exemplar do transporte do futuro. Uma função muito legal para esse produto é o transporte executivo. São apenas cinco lugares, mas com muito espaço e facilidades como entradas USB e mesinhas estilo avião.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

E, como o teto é alto e o comprimento, comprido, ela pode acomodar objetos como pranchas de surfs, bikes e até barracas de camping. Mas cuidado com a aventura, hein. Certifique-se de que o local não seja tão distante de um carregador para carros elétricos.

A ID. Buzz tem dirigibilidade mais parecida com de carros de passeio do que de vans. Não, não há folga na direção. E, mesmo sem capô, ela tem uma grande distância entre as colunas A e B, preenchida por um painel comprido. Motorista e passageiro da frente não ficam de cara com o chão, e a segurança é um ponto alto.

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A nova Kombi tem suspensões independentes na frente e atrás. Já os freios traseiros são a tambor. A potência é de 204 cv e o torque, de 31,6 kgfm.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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