Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Fiat Strada é superada e Volks volta a ter carro mais vendido do Brasil

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança do mercado de veículos zero-km no Brasil, em 2021, a Fiat Strada perdeu o reinado. No primeiro trimestre de 2024, o ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves tem um novo líder: o Volkswagen Polo.

O hatch superou a Strada no mês de março. Com o resultado, acumulou, no primeiro trimestre do ano, 27.263 unidades emplacadas, batendo a picape da Fiat também no acumulado de 2024.

Decolagem

O Polo estava praticamente esquecido no mercado brasileiro até o fim de 2022. Então, foi reestilizado e reposicionado, ganhando freios a tambor atrás (no lugar dos discos) e motor 1.0 turbo com potência um pouco inferior.

Com isso, ficou mais barato e voltou a vender bem. Mas o grande diferencial veio mesmo no início de 2023, com o lançamento da versão Track. Manual, 1.0 aspirada e com foco em vendas diretas, chegou para substituir o maior sucesso da história da Volkswagen no Brasil, o Gol, que havia saído de linha após décadas de carreira.

A aceitação foi boa. Com a versão Track, o Polo passou a liderar o segmento de carros de passeio - à frente da Onix e HB20. Além disso, já em 2023, chegou superar a Strada no resultado mensal em algumas ocasiões - inclusive em dezembro.

Mas o modelo da Fiat conseguiu manter sua liderança no ano passado, e também abriu 2024 na frente - embora tenha travado boas disputas com o Polo em janeiro e fevereiro. Agora, o modelo da VW finalmente conseguiu tomar a dianteira.

A briga em março

De acordo com dados divulgados pela Jato Dynamics, a Strada somou 9.990 emplacamentos em março. Com isso, ficou quase 2 mil exemplares atrás do Polo, que teve 11.943 exemplares vendidos.

Somando o resultado de março aos de janeiro e fevereiro, a Strada acumula 26.580 unidades emplacadas em 2023. Assim, está agora 683 exemplares atrás do Polo. A pequena desvantagem mostra que a briga está muito longe da decisão. Há grande possibilidade de ser acirrada no decorrer do ano.

Continua após a publicidade

De volta ao mês de março, o terceiro mais vendido do ranking de automóveis e comerciais leves foi o Chevrolet Onix, que teve uma bela recuperação, após um resultado ruim em fevereiro. O Fiat Argo, em seu segundo mês seguido de sucesso, ficou com o quarto lugar.

O Volkswagen T-Cross fechou o grupo dos cinco mais emplacados. Já HB20 e Creta não conseguiram repetir os bons resultados de janeiro e fevereiro, meses em que tiveram ótimos desempenho, impulsionados por promoções da Hyundai. O hatch foi o sexto mais vendido e o SUV, o 11º.

Os dez carros mais emplacados em março

1º Volkswagen Polo - 11.943 unidades
2º Fiat Strada - 9.990
3º Chevrolet Onix - 7.753
4º Fiat Argo - 6.850
5º Volkswagen T-Cross - 5.462
6º Hyundai HB20 - 5.288
7º Nissan Kicks - 5.034
8º Chevrolet Tracker - 4.711
9º Fiat Mobi - 4.658
10º Volkswagen Saveiro - 4.607

Fonte: Jato Dynamics

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes